São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exploração de áreas no Brasil atrai empresas

DA SUCURSAL DO RIO

Por causa do maior consumo mundial e da alta dos preços do óleo no mercado externo, cresceu o interesse de empresas estrangeiras em explorar petróleo no Brasil, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo).
A expectativa da agência é que 30 companhias se inscrevam para a 6ª Rodada de Licitações de áreas de exploração e produção de óleo e gás, em agosto. Até agora, 27 demostraram interesse. Em 2003, apenas dez participaram do leilão.
Serão ofertados 913 blocos, em 12 bacias sedimentares. Inicialmente, eram 975, mas 61 foram retirados da lista a pedido do Ibama e um por questões técnicas. O Ministério de Minas e Energia estimou que os investimentos totais para essas áreas serão de cerca de R$ 20 bilhões.
Neste ano, o fato de algumas das áreas já terem sido exploradas pela Petrobras também fez crescer o interesse pela rodada. Embora a estatal não tenha feito descobertas, as chances de achar óleo nelas são maiores.
Em 1997, antes da abertura do setor, a Petrobras ficou com algumas áreas nas quais já procurava petróleo.
A estatal teve de devolver à ANP os blocos em que não foram realizadas descobertas. Parte dessas áreas (ao todo, 68 blocos) será levada a leilão neste ano.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Opinião econômica: Tô nem aí, tô nem aí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.