|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SUPERMERCADOS
Estratégia é ter lojas menores e passar à frente da rede Pão de Açúcar; Mineirão está na mira do grupo
Carrefour compra controle do Planaltão
FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local
A disputa entre Carrefour e Pão
de Açúcar, que ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda
colocação no ranking brasileiro de
supermercados, esquentou.
O Carrefour, com faturamento
de R$ 6,9 bilhões em 98, comprou
90% do controle do supermercado
Planaltão, de Brasília (DF), com 16
lojas, com um faturamento de R$
174,8 milhões em 98.
O Planaltão pertencia à família
de José Humberto Pires de Araújo,
presidente da Abras (Associação
Brasileira de Supermercados). O
valor do negócio está estimado pelo mercado em R$ 80 milhões.
A aquisição, que eleva o faturamento do Carrefour para pouco
mais de R$ 7 bilhões, pode não ser
a única neste semestre. O grupo
francês está negociando a compra
da rede Mineirão, de Belo Horizonte (MG), que faturou R$ 425,8
milhões em 98.
A Folha apurou que a negociação entre Carrefour e Mineirão estava adiantada, mas, nos últimos
dias, outras empresas manifestaram interesse na rede mineira, inclusive o grupo Pão de Açúcar.
A compra do Planaltão mostra,
segundo consultores de varejo, a
intenção do grupo francês de disputar o mercado de supermercados menores, do qual participa o
Pão de Açúcar. Para atender ao
consumidor da vizinhança, o Carrefour trouxe para o Brasil a rede
Stock, que já tem cerca de 19 pontos-de-venda. Pelo comunicado
conjunto divulgado ontem pelo
Carrefour e pelo Planaltão, a marca Planaltão será mantida.
Nelson Barrizzelli, consultor de
varejo, diz que nas grandes capitais já está saturada a abertura de
hipermercados. "O que vemos
agora é a intensificação da caça às
redes médias."
Para ele, o fato de o Carrefour ter
engordado o faturamento não elimina nem mesmo para este ano a
possibilidade de o Pão de Açúcar
passar à liderança no ranking de
supermercados, pois, segundo o
próprio presidente do grupo, Abilio Diniz, a empresa vai continuar
crescendo por intermédio de aquisições e aberturas de novas lojas.
Para Antonio Carlos Ascar, consultor de varejo, com a compra do
Planaltão, o Carrefour quer pegar
clientes do Pão de Açúcar, que tem
11 supermercados e um hipermercado em Brasília.
"O Pão de Açúcar vem crescendo
muito em Brasília. Com a aquisição do Planaltão, a disputa entre os
dois pesos-pesados vai ser boa." O
Carrefour tem dois hipermercados
em Brasília, que, juntos, faturam
perto de R$ 28 milhões por mês.
Texto Anterior: Marinho é reeleito presidente no ABC Próximo Texto: Cinco redes detêm 36,9% das vendas Índice
|