São Paulo, Terça-feira, 01 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUPERMERCADOS
Estratégia é ter lojas menores e passar à frente da rede Pão de Açúcar; Mineirão está na mira do grupo
Carrefour compra controle do Planaltão

FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local

A disputa entre Carrefour e Pão de Açúcar, que ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação no ranking brasileiro de supermercados, esquentou.
O Carrefour, com faturamento de R$ 6,9 bilhões em 98, comprou 90% do controle do supermercado Planaltão, de Brasília (DF), com 16 lojas, com um faturamento de R$ 174,8 milhões em 98.
O Planaltão pertencia à família de José Humberto Pires de Araújo, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O valor do negócio está estimado pelo mercado em R$ 80 milhões.
A aquisição, que eleva o faturamento do Carrefour para pouco mais de R$ 7 bilhões, pode não ser a única neste semestre. O grupo francês está negociando a compra da rede Mineirão, de Belo Horizonte (MG), que faturou R$ 425,8 milhões em 98.
A Folha apurou que a negociação entre Carrefour e Mineirão estava adiantada, mas, nos últimos dias, outras empresas manifestaram interesse na rede mineira, inclusive o grupo Pão de Açúcar.
A compra do Planaltão mostra, segundo consultores de varejo, a intenção do grupo francês de disputar o mercado de supermercados menores, do qual participa o Pão de Açúcar. Para atender ao consumidor da vizinhança, o Carrefour trouxe para o Brasil a rede Stock, que já tem cerca de 19 pontos-de-venda. Pelo comunicado conjunto divulgado ontem pelo Carrefour e pelo Planaltão, a marca Planaltão será mantida.
Nelson Barrizzelli, consultor de varejo, diz que nas grandes capitais já está saturada a abertura de hipermercados. "O que vemos agora é a intensificação da caça às redes médias."
Para ele, o fato de o Carrefour ter engordado o faturamento não elimina nem mesmo para este ano a possibilidade de o Pão de Açúcar passar à liderança no ranking de supermercados, pois, segundo o próprio presidente do grupo, Abilio Diniz, a empresa vai continuar crescendo por intermédio de aquisições e aberturas de novas lojas.
Para Antonio Carlos Ascar, consultor de varejo, com a compra do Planaltão, o Carrefour quer pegar clientes do Pão de Açúcar, que tem 11 supermercados e um hipermercado em Brasília.
"O Pão de Açúcar vem crescendo muito em Brasília. Com a aquisição do Planaltão, a disputa entre os dois pesos-pesados vai ser boa." O Carrefour tem dois hipermercados em Brasília, que, juntos, faturam perto de R$ 28 milhões por mês.


Texto Anterior: Marinho é reeleito presidente no ABC
Próximo Texto: Cinco redes detêm 36,9% das vendas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.