|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Cinco redes detêm 36,9% das vendas
da Reportagem Local
As cinco maiores redes de supermercados do país (Carrefour, Pão
de Açúcar, Sonae, Bompreço e
Sendas) detêm 36,9% das vendas
do setor, que somaram cerca de R$
55 bilhões no ano passado, segundo levantamento feito pela Abras
(Associação Brasileira de Supermercados).
No ano passado, as cinco maiores redes participaram com 33%
do faturamento do setor, e em 97,
com 27,4%. A previsão dos consultores de varejo é de que a concentração dos supermercados aumente muito rapidamente. Eles estimam que, em dois anos, esse percentual pode ultrapassar 40%.
Para Omar Assaf, presidente da
Apas (Associação Paulista de Supermercados), a tendência é aumentar o interesse dos grandes
grupos por redes menores, pois está esgotada a abertura de hipermercados nas grandes capitais. "A
loja de vizinhança é o grande negócio. É uma tendência mundial."
O grupo Pão de Açúcar já tem faturamento perto de R$ 6,55 bilhões. As mais recentes aquisições
foram as redes Barateiro e Peralta e
o arrendamento de 25 lojas do Paes
Mendonça.
O Carrefour adquiriu recentemente 23 pontos-de-venda da Lojas Americanas, dos quais 18 foram
transformados em supermercados
com a bandeira Stock e cinco em
hipermercados com a bandeira
Carrefour.
(FF)
Texto Anterior: Carrefour compra controle do Planaltão Próximo Texto: BNDES nega crédito direto para o Mappin Índice
|