São Paulo, Terça-feira, 01 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinco redes detêm 36,9% das vendas

da Reportagem Local

As cinco maiores redes de supermercados do país (Carrefour, Pão de Açúcar, Sonae, Bompreço e Sendas) detêm 36,9% das vendas do setor, que somaram cerca de R$ 55 bilhões no ano passado, segundo levantamento feito pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
No ano passado, as cinco maiores redes participaram com 33% do faturamento do setor, e em 97, com 27,4%. A previsão dos consultores de varejo é de que a concentração dos supermercados aumente muito rapidamente. Eles estimam que, em dois anos, esse percentual pode ultrapassar 40%.
Para Omar Assaf, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), a tendência é aumentar o interesse dos grandes grupos por redes menores, pois está esgotada a abertura de hipermercados nas grandes capitais. "A loja de vizinhança é o grande negócio. É uma tendência mundial."
O grupo Pão de Açúcar já tem faturamento perto de R$ 6,55 bilhões. As mais recentes aquisições foram as redes Barateiro e Peralta e o arrendamento de 25 lojas do Paes Mendonça.
O Carrefour adquiriu recentemente 23 pontos-de-venda da Lojas Americanas, dos quais 18 foram transformados em supermercados com a bandeira Stock e cinco em hipermercados com a bandeira Carrefour. (FF)




Texto Anterior: Carrefour compra controle do Planaltão
Próximo Texto: BNDES nega crédito direto para o Mappin
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.