São Paulo, domingo, 01 de julho de 2001

Texto Anterior | Índice

MERCADOS E SERVIÇOS
Nova sistemática de recolhimento das contribuições agora é obrigatória e vale a partir de amanhã
Empresa paga INSS com débito automático

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de amanhã, os pagamentos das contribuições sociais das empresas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) só poderão ser efetuados mediante débito em conta por meio da internet ou por aplicativos eletrônicos dos bancos colocados à disposição de seus clientes.
Assim, o pagamento poderá será feito por débito automático em conta corrente, home banking, caixa rápido de auto-atendimento etc. A determinação consta da portaria nš 375, de 24 de janeiro deste ano. Amanhã é o último dia para as empresas recolherem as contribuições referentes a junho.
Os 37 bancos que assinaram convênios com o INSS para executar os serviços de arrecadação já dispõem de sistemas eletrônicos que permitem receber as contribuições (ver relação abaixo).
Significa dizer que, se a empresa não tiver conta nesses bancos, terá de abrir uma em um deles para fazer os pagamentos. Ou, então, terá de pedir ao banco onde tem conta para que assine o convênio com o INSS.
A GPS (Guia da Previdência Social) eletrônica começou a vigorar em março passado. Com ela, os 7,2 milhões de contribuintes da Previdência não precisam mais preenchê-la manualmente nem ir aos bancos todos os meses para pagar as contribuições.
Para o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, José Cechin, a GPS eletrônica "moderniza a relação entre o contribuinte, a rede bancária e a Previdência". Além disso, com a guia eletrônica a empresa tem seu pagamento reconhecido sem a intermediação manual do caixa do banco, fato que poderia acarretar erros, diz Cechin.



Texto Anterior: Bancos: Retração afasta o consumidor do crédito, diz HSBC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.