São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS

Letra hipotecária tem vantagem fiscal

"Meu gerente de conta, me recomendou uma aplicação chamada Letra Hipotecária. Ele explicou que, por meio de um "swap", eu receberei um percentual da variação do CDI e que terei grande vantagem por não pagar Imposto de Renda. Essa operação tem risco? Uma rentabilidade de 81% do CDI é boa?" (Alfredo)
Resposta - A Letra Hipotecária é um título de renda fixa lastreado por créditos imobiliários concedidos pelo banco. O risco é o da instituição emissora ficar insolvente ou falir. As aplicações em LH são garantidas pelo FGC -Fundo Garantidor de Créditos (R$ 20 mil por cliente). A LH é isenta de IR e sua remuneração é pós-fixada: rende juros mais TR. A taxa da operação de "swap" é quase igual ao rendimento líquido de um CDI e já considera o ganho com a isenção de IR da LH. O IR incidirá apenas sobre a diferença entre o CDI e a rentabilidade da LH. Como o CDI varia diariamente, se a tendência for de alta o impacto fiscal pode anular o ganho da operação. (Beatriz Ferreira, da BQF Consultoria de Negócios)


Texto Anterior: Líder do ano tem ganho de 65,08%
Próximo Texto: Mercado financeiro: Abertura não fez juros caírem, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.