São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Missão tentará convencer russos a cancelar o veto a Mato Grosso

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ (MT)

O ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) disse ontem à noite em Cuiabá (MT) que o governo federal enviará uma "missão técnica" à Rússia para negociar a suspensão do embargo às importações de carne de Mato Grosso.
Ontem, o governo russo liberou seu mercado para cerca de 95% da carne brasileira, após o Brasil registrar casos de febre aftosa no Pará há duas semanas. Dono de 24,7 milhões de cabeças de gado, Mato Grosso responde por 4,9% da carne brasileira exportada à Rússia.
O governo russo usou um acordo feito com o Brasil há três anos, pelo qual fica suspensa por até 12 meses a importação de carne do Estado vizinho, no caso Mato Grosso, ao que registrou febre aftosa, afirmou o ministro.
Ocorreram casos da doença em Monte Alegre, no Pará. A cidade está a 700 km da divisa com Mato Grosso, que há oito anos não tem animais doentes.
A decisão sobre o envio da missão foi tomada, segundo Rodrigues, ontem, às 21h (horário de Brasília), durante reunião com os governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e com o secretário da Agricultura de Goiás, José Mário Schreiner.
Mato Grosso do Sul tem cerca de 25 milhões de cabeças de gado e Goiás, 21 milhões.
Rodrigues disse que os governos de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso participarão da missão. Ele não definiu a data. "Será imediatamente, rapidamente."
A Rússia é o nono comprador da carne de Mato Grosso, mas o governo estadual teme que a União Européia, que no ano passado comprou 57% da exportação do Estado, também feche as portas de seu mercado.
"A União Européia disse informalmente que conhece a região e, portanto, não deverá criar dificuldades para nós. Mas comércio é comércio", afirmou Rodrigues.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Infra-estrutura: Portos ainda buscam certificação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.