São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema atual está deteriorado, diz autor

DA REPORTAGEM LOCAL

"O sistema tributário atual do país está em deterioração. Somente com um imposto mais simples, mais barato e mais eficiente, como o Imposto Único Federal, será possível resolver esse problema."
Com essas palavras o deputado federal Marcos Cintra defendeu, no auditório da Folha, seu projeto de criação do IUF. Ele diz que o novo imposto "representa um sistema fiscal e tributário inovador e revolucionário, que irá proporcionar a simplificação na estrutura de impostos no Brasil".
Sua implementação "acarretará acentuada queda nos custos de arrecadação de impostos para o governo e para as empresa. A sonegação, a evasão e a corrupção serão reduzidas significativamente, tornando o sistema mais justo e mais eficiente".
Cintra rebateu as críticas quanto à cumulatividade do novo imposto. Para ele, o "efeito cascata" (incidência sobre todas as etapas de produção, como ocorre hoje com a Cofins e a CPMF) atingirá o máximo de 14,88%, gerando a mesma receita que os impostos a serem abolidos.
Segundo Cintra, apenas com o IPI e a contribuição ao INSS a carga de impostos chega a 29,67% do preço dos produtos, mas com arrecadação de apenas um terço da estimada para o IUF. (MC)


Texto Anterior: Tributação: Imposto único reduz carga fiscal, diz Cintra
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.