São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O CRESCIMENTO PELO PAÍS

Camaçari muda perfil e vira pólo de atração

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMAÇARI

O perfil do Pólo Petroquímico de Camaçari começou a mudar há três anos, quando a Ford inaugurou na cidade (região metropolitana de Salvador) a sua primeira montadora localizada nas regiões Norte e Nordeste.
Camaçari deixou de ser uma cidade conhecida pela petroquímica e ganhou uma outra conotação -região automotiva. "Além da Ford, outras 34 empresas sistemistas já estão em pleno funcionamento em Camaçari", disse o secretário de Planejamento da Bahia, Armando Avena.
Nos últimos 36 meses, cerca de US$ 2 bilhões já foram investidos na cidade, segundo o governo baiano. "A mudança no perfil do município é clara. Agora, temos uma cidade que produz bens de consumo final e emprega mão-de-obra local", disse Avena.
No ano passado, a Ford faturou US$ 420 milhões exportando carros produzidos em Camaçari. Com o aumento da demanda, há um mês, a montadora implantou o terceiro turno em sua fábrica para operar com a capacidade máxima -produção de 250 mil veículos por ano. Inicialmente, a meta estava prevista para ser atingida no próximo ano.
O pólo automotivo deverá oferecer mais 7.945 empregos diretos até o final de 2005, de acordo com um estudo do governo estadual e do Banco Mundial sobre o impacto sócio-econômico da implantação da Ford na região.
Entre os serviços industriais, o estudo detectou uma demanda imediata nas áreas de manutenção técnica de máquinas e equipamentos, engenharia de projetos, construção e manutenção, gestão de resíduos, serviços de cópias e correio e serviços de oficina.
Mas o documento revela também que a região necessita de medidas de infra-estrutura para dar suporte aos impactos do complexo industrial, como a recuperação da rede rodoviária, principalmente no acesso às cidades da região metropolitana de Salvador.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Veículos em MG geram vagas em efeito cascata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.