São Paulo, segunda-feira, 01 de setembro de 2008

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Tarifas são menores do que em 2006, diz TAM; empresas trazem mais aviões

DA SUCURSAL DO RIO

A TAM afirma que, mesmo com os aumentos realizados pela empresa neste ano, as tarifas ainda encerrarão o ano abaixo do valor vigente em 2006, em termos nominais.
A companhia aérea diz que aumentou em 13,7% o "yield" (preço pago pelo cliente por quilômetro voado) doméstico no primeiro semestre em relação a igual período de 2007.
A companhia destaca que o "yield" internacional caiu 18,7% de janeiro a junho deste ano em reais. A estimativa da TAM é que o aumento acumulado no ano fique em 7% nos vôos domésticos e em 5% nos internacionais.
O cenário de petróleo em alta estimula também a busca por aeronaves mais eficientes no consumo de combustível. Antes mesmo de o petróleo bater em US$ 140 (hoje está perto de US$ 115), as duas principais companhias brasileiras, TAM e Gol, já haviam feito grande volume de encomendas à Airbus e à Boeing, prevendo aumento vigoroso da demanda nacional.
A TAM diz que receberá nos próximos anos encomendas de 22 A350 XWB, quatro A330-200 e 20 da família A320, que têm valor de lista de aproximadamente US$ 6,9 bilhões. As aeronaves são incorporadas por meio de arrendamento.
A Gol diz que a tarifa média do primeiro semestre ficou em R$ 210,02. O valor inclui Gol e Varig. No primeiro trimestre, o "yield" doméstico e internacional da empresa cresceu 10%. No segundo trimestre, 7,7%.
Para Alípio Camanzano, presidente da Decolar.com no Brasil, o mercado segue muito aquecido e o consumidor pode driblar a alta de preços por meio de tarifas promocionais ou horários mais em conta. "O segmento de vendas on-line cresce bastante porque as pessoas querem usar a matriz de comparação de preços." (JL)



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