São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Combate à ferrugem
Várias entidades, entre elas a Embrapa, vão formar um consórcio antiferrugem. O objetivo é treinar 2.000 profissionais que vão repassar informações sobre ações preventivas sobre a ferrugem asiática a 100 mil produtores do país.

Menor da história
Os paranaenses vão semear, neste verão, a menor área de milho dos últimos 30 anos -quando começaram as estatísticas. A área ocupada será de apenas 1,25 milhão de hectares, 7,3% abaixo da de 2003. Essa queda surpreendeu até mesmo os técnicos do Deral, responsáveis pelas estatísticas.

Quanto produz
Os paranaenses, líderes nacionais na produção de milho, devem colocar 7,1 milhões de toneladas do produto no mercado nesta safra de verão, 8% abaixo do volume anterior. A colheita da safrinha (safra de inverno) deste ano já está praticamente terminada, e o volume vai atingir 3,5 milhões de toneladas, segundo Vera Zardo.

Soja exportada
Os registros de exportação indicavam vendas de 19,9 milhões de toneladas de soja até 15 de setembro, volume estável sobre o de 2003. As exportações de farelo somaram 12,1 milhões de toneladas e as de óleo de soja, 2,4 milhões, segundo a Secex e a Abiove.

Menor em 27 anos
O Usda indicou ontem que os estoques de soja dos EUA estavam em 3,1 milhões de toneladas no início de setembro, os menores dos últimos 27 anos. Os de milho são de 24,3 milhões de toneladas, 12% inferiores aos de 2003. Já os de trigo recuaram para 52,8 milhões, com queda de 5%.

Safra brasileira
A safra de grãos desde ano fica abaixo da registrada em 2003, confirma o IBGE. Os dados mais recentes indicam produção de 119,3 milhões de toneladas, 3,4% inferior à de 2003. O Sul lidera com 41%, vindo a seguir o Centro-Oeste, 33%.

O que caiu
Prevista inicialmente para superar 130 milhões de toneladas, a safra deste ano fica abaixo de 120 milhões devido à grande quebra na produção de soja, que foi de 51,5 milhões de toneladas, segundo o IBGE. Estimativas iniciais indicavam volume superior a 60 milhões de toneladas para o produto.

Líder mundial
O Chile mostra cada vez mais vocação para a produção de frutas. O país, que lidera nas exportações mundiais de uva, consegue receitas próximas de US$ 800 milhões por ano com esses produto, 3,5% das exportações totais chilenas. Esse produto perde apenas para cobre e salmão.

Mais flores
O Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura) informa que, até agosto, as exportações brasileiras de flores e plantas ornamentais atingiram US$ 16,597 milhões, valor 26,3% superior ao do mesmo período de 2003. As flores frescas de corte ainda são o grupo menos exportado, mas suas vendas já subiram quase 150% no ano.

Sozinha no Japão
Das 285 mil toneladas de carne bovina importadas pelo Japão neste ano, 91% vieram da Austrália, segundo o governo japonês. A vaca louca nos EUA deixou o mercado livre para os australianos.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mercado financeiro: Estimativa de inflação maior não afeta juro
Próximo Texto: Trabalho: TST quer negociar com bancos e bancários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.