São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notebooks afetados por recall de baterias da Sony já são mais de 7 mi

Medida já atingiu, desde agosto, computadores fabricados por 5 empresas

DA BLOOMBERG
DA REDAÇÃO

A Toshiba e a Fujitsu convocaram na sexta-feira recall de pelo menos 830 mil baterias de computador da Sony, e a Dell ampliou seu recall. Assim, já passam de 7 milhões o número de laptops retirados de circulação por problemas no produto da Sony, que pode superaquecer e pegar fogo.
A Fujitsu disse que fará recall de 19 modelos, mas não informou quantos laptops serão afetados pela medida.
Também na sexta-feira, a Dell convocou o recall de 100 mil unidades adicionais. Ela foi a primeira empresa a fazer esse tipo de anúncio por problemas com a fabricante japonesa, em agosto. Na ocasião, foi divulgado o recall de 4,1 milhões de computadores. Logo ela foi seguida pela Apple, que convocou 1,8 milhão de notebooks. No mês seguinte, foi a vez da Toshiba anunciar o recall de 340 mil computadores portáteis.
Na semana passada, a Lenovo disse que precisam de conserto 526 mil laptops ThinkPad. A medida atinge computadores fabricados entre fevereiro de 2005 e setembro deste ano e envolve até 10% dos notebooks fabricados pela empresa.
No anúncio de sexta, a Toshiba afirmou que os modelos afetados são das linhas Dynabook, Qosmio, Satellite Portege e Tecra, mas não informou as datas de fabricação nem os países nos quais foram vendidos.
No recall anterior, o serviço de atendimento ao consumidor da Semp Toshiba no Brasil informou que a troca da bateria seria efetuada mediante a apresentação da guia de importação do notebook defeituoso.
A Sony não informou o nome de todas as fabricantes que podem estar utilizando as baterias defeituosas. "Isso deve ficar a cargo dessas companhias", disse Takashi Uehara, porta-voz da empresa.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Classe média não amplia as compras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.