São Paulo, quinta, 1 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agricultura terá safra de 76,23 mi de t

da Sucursal do Rio

A safra agrícola deste ano ficará 1,2 milhão de toneladas abaixo da registrada no ano passado. Segundo o IBGE, a produção total prevista é de 76,23 milhões de toneladas, contra 77,51 milhões de toneladas colhidas em 97.
A seca reduziu a produção do Nordeste em 41,5%, e o impacto sobre a safra total só não foi maior porque a região responde por apenas 5% da produção nacional.
Nas regiões Norte e Sudeste, as quebras foram de 8% e 11%, respectivamente.
O Sul, que responde por metade da safra brasileira, conseguiu aumentar sua colheita em 6,5%. No Centro-Oeste, que responde por 27% do total, o aumento é de 3%.
Carlos Alberto Lauria, chefe do Departamento de Agropecuária do IBGE, diz que os números são praticamente definitivos, pois só falta colher a safra de trigo.
Os produtos que tiveram maior crescimento foram algodão (43,8%), milho da segunda safra (35,6%), soja (18,3%) e trigo (10,7%). As maiores quebras foram nas colheitas do arroz (16,4%), feijão da primeira safra (28,9%) e milho (19,8%).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.