São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGRONEGÓCIO

Importação estava proibida devido a pragas

Governo libera a compra de trigo dos Estados Unidos e da Ucrânia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Agricultura liberou ontem a importação de trigo dos Estados Unidos e da Ucrânia. Na semana passada, o país havia proibido a entrada do produto desses países, pois a mercadoria estava com pragas que poderiam contaminar as lavouras brasileiras.
Os norte-americanos se comprometeram a só exportar para o Brasil trigo livre da Cirsium arvence, erva daninha que não existe no país. Qualquer trigo que deixe os Estados Unidos para portos brasileiros terá de vir acompanhado de uma declaração afirmando que o produto está livre da praga. A declaração precisará vir acompanhada de um laudo dos exames laboratoriais comprovando a inexistência da erva.
Para o trigo que já se encontra em portos brasileiros ou que está a caminho do país, um exame laboratorial será feito antes do desembarque. Caso seja identificada a presença da erva, o carregamento terá de voltar para os EUA.
No caso da Ucrânia, o problema é a presença de um fungo chamado Alternaria triticina, que também não existe no Brasil. Todo o trigo vindo da Ucrânia passará por exames laboratoriais antes do desembarque no Brasil.
Caso seja constatada a presença do fungo, o carregamento será fumigado com produtos químicos para matar a praga. Um vez feito o tratamento, o trigo será liberado para desembarque.


Texto Anterior: Águia em transe: PIB dos EUA cresce 3,1%; consumo puxa
Próximo Texto: Energia: Matriz francesa socorre Light com empréstimo de US$ 207 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.