São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

ENERGIA

Aumento autorizado pela Aneel atinge 350 mil

Contas de luz de consumidores da Manaus Energia sobem 21% hoje

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou ontem um reajuste de 21,21% nas contas de luz dos 350 mil consumidores da Manaus Energia. Esse reajuste, que começa a vigorar hoje, foi o maior aumento de energia autorizado em 2002.
O reajuste é recorde por dois motivos: maior IGP-M desde 1994 e desvalorização do real. O IGP-M, por contrato, corrige parte dos custos das distribuidoras. No caso da Manaus Energia, contratos assinados com produtores independentes de energia da região estabelecem "gatilho" para repasse de variações cambiais.
Também foram reajustadas as tarifas de outros 224 mil consumidores das distribuidoras CER (Companhia Energética de Roraima), Ceam (Companhia Energética do Amazonas) e Boa Vista Energia (RR). Os aumentos entram em vigor hoje.
Para os consumidores da Ceam, que distribui energia no interior do Amazonas, o reajuste é de 15,79%. No interior de Roraima, abastecido pela CER, o reajuste é de 17,22%. Os moradores da capital do Estado, consumidores da Boa Vista Energia, terão as tarifas de energia elevadas em 18,84%.
Sem contar os reajustes autorizados ontem, o aumento médio da energia elétrica neste ano, de acordo com a agência reguladora do setor, está em 15,77%. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses está em 7,93%.


Texto Anterior: Transição: "Brasil só quebra se governo quiser"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.