UOL


São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Rentabilidade de outros investimentos no mês não se aproximou dos 12,3% que a Bovespa acumulou

Bolsa foi a melhor aplicação de outubro

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado acionário paulista tem sido, com folga, a melhor opção de investimento do ano. A Bolsa de Valores de São Paulo tem a expressiva valorização de 59,58% em 2003.
Para quem decidiu apostar na Bolsa apenas em outubro, a rentabilidade também foi bastante elevada: 12,3%. Esse foi o melhor mês da Bovespa desde outubro do ano passado.
O dólar, destaque do mercado financeiro em 2002, segue fraco durante todo o ano. A moeda norte-americana encerrou outubro com recuo de 0,9%.
Eduardo Fornazier, gestor da Santos Asset Management, afirma que, para o investidor que estiver em busca de uma aplicação de médio prazo, a Bolsa segue como uma boa opção. "Há expectativa de que a economia cresça com força no ano que vem, o que deve fazer a Bolsa bater novamente a renda fixa em 2004."
Apesar do retorno que a Bolsa tem dado, os investidores estão preferindo sacar seus recursos aplicados em ações. Dados da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) mostram que os saques nos fundos de ações superam as aplicações em R$ 1,76 bilhão no ano.
Para as aplicações de renda fixa, os cortes promovidos pelo Copom (Comitê de Política Monetária) na Selic (taxa básica de juros) nos últimos meses não têm sido muito positivas.
Na média, os fundos DI -que têm como referência os juros interbancários- deram 1,63% em outubro. O CDB (Certificado de Depósito Bancário) rendeu na média 1,56% no mês.
O investidor mais conservador, que preferiu apostar na caderneta de poupança, ganhou 0,82% em outubro.

Semana calma
Nenhuma ação sofreu fortes variações de preços na Bovespa no acumulado da última semana do mês. O papel que mais subiu na semana foi o ON (com direito a voto) da Light, que registrou ganho de 7,48%.
Na outra ponta, quem mais recuou foi a ação ON da Tele Celular Sul, com baixa de 7,02%.
A Bolsa teve alta de 0,94% na semana e encerrou outubro com 17.982 pontos, abaixo do seu pico no ano (18.448 pontos).
O dólar subiu 0,56% ontem e encerrou as operações a R$ 2,866.


Texto Anterior: Lojas querem cartão fora da operação de crédito popular
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.