São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Bronca da vez 1
O excesso de impostos e encargos no setor elétrico pode se transformar na bronca da vez. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, a carga tributária sobre a distribuição de energia atingiu 50% da conta. A entidade participa, de 16 a 18 deste mês, do Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico.

Bronca da vez 2
Para a Abradee, tamanha tributação prejudica a tentativa de oferecer preços mais justos ao consumidor. A entidade pretende alertar para o fato de que, em vez de cair, a taxação deve subir. Os Estados querem agora cobrar ICMS sobre a subvenção ao cliente de baixa renda, e novos encargos são esperados.

Ranking 1
O Brasil deve chegar ao final do ano com uma taxa de inflação de 7,2%, a segunda maior da América Latina, segundo relatório da Merrill Lynch sobre as economias dos principais países latino-americanos. À sua frente, apenas a Venezuela, com 25%.

Ranking 2
Para a Merrill Lynch, o PIB brasileiro deverá crescer 4,1%. O da Venezuela, 18,2%; o da Argentina, 7,5%; e o do Chile, 5%. Em relação às taxas de juros, o relatório indica que o Brasil terá taxa anual, em 2004, de 16,8%, e, em 2005, de 14,5%.

MBA
O BankBoston realiza na quarta-feira coquetel de apresentação da Stern Business School para brasileiros interessados no seu curso de MBA. A Stern é a faculdade de economia, administração e contabilidade da NYU e pretende abrir até oito vagas para brasileiros.

Bolsa popular 1
O programa de popularização da Bovespa -"A Bovespa vai até você"- chega a uma unidade da Souza Cruz, em São Paulo, nos dias 4 e 5. O objetivo é mostrar aos funcionários como funciona o mercado de capitais.

Bolsa popular 2
A participação do investidor pessoa física no volume diário da Bolsa aumentou nos últimos anos, passando de 20% em 2002 para 30% neste ano.

Inclusão digital
A Philips e o Comitê para Democratização da Informática comemoram dois anos de parceria. Nesse período, a Philips financiou a criação de 89 escolas de informática e cidadania e o fortalecimento de outras 178. Até março de 2005, mais 132 escolas serão beneficiadas.

Perspectivas
A Câmara Americana de Comércio faz, no dia 8, o seminário "Business Round Up 2005". O objetivo é debater as perspectivas político-econômicas.

Alta temporada
De olho na alta temporada, a TAM decidiu prorrogar a oferta de parcelamento em 12 vezes, sem juros, de bilhetes emitidos até fevereiro de 2005. É a primeira vez que a empresa adota esse tipo de promoção nas férias.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Sem recuperação

A economia continua seu ajustamento externo, mas os investimentos diretos não dão sinais de recuperação, segundo Marcelo Fonseca, economista do HSBC. Os dados referentes ao setor externo em setembro divulgados pelo BC confirmam a tendência. A parte positiva continua sendo a conta corrente, que, mais uma vez, se destacou por um expressivo superávit devido ao desempenho vigoroso da balança comercial. O lado negativo ficou por conta dos investimentos estrangeiros diretos, que voltaram a ficar abaixo das expectativas. A falta de dinamismo dos investimentos é especialmente negativa quando colocada à luz do atual momento da economia brasileira. No início do ano, a maioria das expectativas apostava na recuperação daqueles fluxos, à medida que se concretizasse o cenário de recuperação. Entretanto os investimentos continuam a decepcionar.


Próximo Texto: Mercado acionário: Estrangeiro lidera compra de novas ações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.