São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por preço, China faz "jogo de mercado", diz Agnelli

Indústrias chinesas fazem boicote a minério da Vale

DA SUCURSAL DO RIO

Responsável por 20% do faturamento da Vale, a China sofre uma fase de ajuste "brutal" em seu ritmo de crescimento, e as siderúrgicas do país fazem "jogo de mercado" para conseguir descontos no preço do minério de ferro, afirmou Roger Agnelli, presidente da mineradora brasileira.
Segundo o executivo, há um elevado estoque de minério de ferro na China. E, com a redução da produção de aço, existe um excedente do produto.
A Vale pleiteava um aumento de 11% no preço do minério vendido às siderúrgicas chinesas, que começaram um boicote ao produto da empresa.
Agnelli disse que não interpreta o movimento como boicote. Nas suas palavras, as empresas podem comprar de quem elas quiserem, assim como a Vale tem o direito de vender "para quem quiser".
A despeito do impasse, o executivo afirmou que a China crescerá menos -dos 12% ao ano para 8%-, o que já provocou uma forte queda da demanda por siderúrgicos e afetou as vendas da mineradora.
A Jinan, uma das maiores siderúrgicas da China, suspendeu as compras da Vale "depois da escalada de preços do fornecedor brasileiro".
Para o analista Pedro Galdi, da corretora SLW, o consumo de aço se manterá em desaceleração pelo menos até o próximo ano.
Diante desse cenário, ele prevê uma "negociação de preço do minério de ferro muito dura e demorada". A Vale fecha o seu preço por meio de acordos bilaterais com grandes produtores de aço -em geral, o primeiro contrato baliza o reajuste dos demais.
Para Galdi, o corte de produção anunciado pela Vale segue o de outras produtoras de commodities (como as de celulose), que tomaram medidas parecidas. "É uma decisão difícil, mas tinha de ser tomada", disse.
Rodrigo Ferraz, do Brascan, diz que a decisão foi correta, apesar de representar uma redução potencial de vendas, com impacto na receita e na geração de caixa da companhia. (PS)


Texto Anterior: Com desaceleração global, commodities passam pelo seu pior mês em 52 anos
Próximo Texto: Para sindicato, Vale pressiona trabalhadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.