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Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
Indústria passa por momento de mudança estrutural, diz pesquisa
Nos últimos dois anos, as empresas industriais brasileiras
conseguiram obter grandes
avanços de produtividade e eficiência empresarial que não foram captados pelos dados de
conjunturas medidos pelos diversos índices de pesquisa.
O departamento econômico
do Bradesco, dirigido pelo economista Octavio de Barros, comanda uma das maiores pesquisas com a indústria no Brasil e constatou que o país sofre
hoje uma mudança estrutural
de aumentos significativos na
produção industrial.
A pesquisa é realizada desde
setembro de 2005 e são entrevistadas cerca de 1.600 empresas por mês em todo o país. O
levantamento é feito por amostragem probabilística dentro
de um universo de mais de 1 milhão de empresas que são clientes do banco.
"O que as empresas industriais no Brasil estão fazendo
para se manterem competitivas é um verdadeiro fenômeno,
principalmente em um ambiente como o atual, de aperto
de margens, competição externa crescente e câmbio apreciado", diz Octavio de Barros.
O economista vê esse processo como um sinal de aumento
de eficiência sistêmica e de fortalecimento da indústria brasileira. De acordo com ele, é como se houvesse um crescente
reconhecimento da necessidade de aumento da produtividade diante de ineficiências que,
em certa medida, eram toleradas em outros momentos.
"A tolerância com ineficiências está se reduzindo no Brasil.
É um misto de luta para sobrevivência com visão estratégica,
agora que o horizonte decisório
das empresas foi alargado pela
inflação baixa e pela volatilidade menor do PIB", diz.
O economista considera esse
fenômeno também uma resposta da indústria aos elevados
custos de transação impostos
pelas ineficiências ainda existentes de infra-estrutura, às
distorções nos pesados encargos trabalhistas, nos custos de
burocracia, na falta de mão-de-obra qualificada e na carga tributária percebida como absurdamente alta.
ALTA VELOCIDADE
Uma corrida de modelos esportivos como Ferrari F430,
Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Porsche 997,
Dodge Viper Coupé, Morgan Aero V8 e Jaguar XKR será
realizada amanhã, em SP. Os pilotos são nomes como Walter Salles Jr. e Luciano Burti. A modalidade não é uma fórmula ou um campeonato, trata-se do GT3 Championship,
categoria focada no relacionamento. "É a nossa primeira
etapa no Brasil e estamos cheios de expectativas para 2008.
Percebemos que grandes empresários vêem a corrida como
uma maneira de se relacionar e agregar valor às suas marcas", diz Renata Nogueira, sócia-diretora da Dandelion Propagando, que realiza a GT3 no Brasil.
REESTRUTURAÇÃO
O Conselho de Administração da VarigLog desligou,
no final da semana passada,
dois diretores: Jorge Márcio
Gomes da Silva e Edson Arruda de Faria e Albuquerque. A empresa também
suspendeu o contrato com a
VEM Maintenance & Engineering, que cuidava da manutenção dos aviões. A manutenção está sendo feita
por sua própria estrutura.
Marco Antônio Audi, presidente do conselho, diz que
essas mudanças fazem parte
do processo de reestruturação da companhia.
URUGUAIO
A Anvisa visitará a Medley
para apresentar a sistemática de inspeção da indústria
farmacêutica nacional a profissionais da agência do Uruguai, que visitam o país. Os
executivos uruguaios conhecerão as áreas de produção, pesagem, embalagem e
espaços administrativos.
NOVA LIDERANÇA
O presidente da Serasa,
Elcio Anibal de Lucca, assumiu ontem a presidência do
Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo,
organização voltada ao desenvolvimento da sociedade
brasileira. Na vice-presidência, tomou posse o presidente do grupo CPFL Energia,
Wilson Ferreira Júnior. Antes de Elcio, lideraram o
conselho o empresário Carlos Salles (Xerox) e o fundador do MBC, Jorge Gerdau
Johannpeter. O mandato é
de três anos e é definido por
indicação dos integrantes do
próprio conselho.
DIGITAL
A B/Ferraz será responsável pelo evento oficial de
lançamento da TV digital no
Brasil. São esperados 1.200
convidados, entre eles o presidente Lula, o ministro das
Comunicações, Helio Costa,
e a ministra da Casa Civil,
Dilma Rousseff.
LARGADA
A Anvisa vai visitar a Medley para apresentar a sistemática de inspeção da indústria farmacêutica nacional a profissionais da Agência do Uruguai que visitam o país. A empresa acabou de ampliar sua unidade fabril em Campinas e projeta fechar o ano com a capacidade produtiva de 18milhões ao mês de sólidos. Os executivos uruguaios conhecerão as instalações da líder em genéricos na primeira semana de dezembro, ocasião em que serão guiados pelas áreas de produção, pesagem, embalagem além de novos espaços administrativos, fruto de um investimento de cerca de R$ 70 milhões. Os recursos contemplaram a construção e aquisição de equipamentos de última geração.
SANEAMENTO
Contratações de saneamento e urbanização de favelas no âmbito do PAC da
Caixa Econômica Federal
superaram os R$ 11 bilhões.
Cresceram 41,16% entre 14
de setembro e 21 de novembro, de um orçamento para o
setor de R$ 26,8 bilhões. Em
setembro estavam contratados 316 projetos com um volume superior a R$ 6 bilhões. Até o dia 21, já foram
contratadas 513 operações
de saneamento ambiental e
urbanização de favelas, no
valor de R$ 11,24 bilhões.
NA MATA
A Tintas Coral, empresa
do grupo britânico ICI
Paints, irá substituir, gradualmente, os eucaliptos da
mata localizada dentro de
sua fábrica de Mauá (SP) por
espécies nativas de mata
atlântica. O projeto, que é
auto-sustentável, terá investimento de R$ 300 mil pagos
por meio da venda dos eucaliptos para o setor de produção de papel e celulose.
INFÂNCIA
Na próxima terça, a Fundação Abrinq e o Instituto
C&A lançam o programa A
Primeira Infância Vem Primeiro - Creche Para Todas
as Crianças. O objetivo é
buscar parcerias com o setor
privado para contribuir com
o poder público na construção e na equipagem de creches e na formação de profissionais de todo o país. Dados da Pnad 2006 indicam
que o país tem cerca de 11
milhões de crianças de 0 a 3
anos, mas só 15,5% estão em
creches.
HELLO, WEB
A MídiaClick acabou de
fechar contrato com a Motorola para cuidar de sua estratégia de marketing on-line
na América Latina. A agência ficou responsável pelo
planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de
campanhas de links patrocinados e passou a usar técnicas de SEO (Search Engine
Optimization, otimização
para mecanismos de busca).
com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA
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