São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Indústria passa por momento de mudança estrutural, diz pesquisa

Nos últimos dois anos, as empresas industriais brasileiras conseguiram obter grandes avanços de produtividade e eficiência empresarial que não foram captados pelos dados de conjunturas medidos pelos diversos índices de pesquisa.
O departamento econômico do Bradesco, dirigido pelo economista Octavio de Barros, comanda uma das maiores pesquisas com a indústria no Brasil e constatou que o país sofre hoje uma mudança estrutural de aumentos significativos na produção industrial.
A pesquisa é realizada desde setembro de 2005 e são entrevistadas cerca de 1.600 empresas por mês em todo o país. O levantamento é feito por amostragem probabilística dentro de um universo de mais de 1 milhão de empresas que são clientes do banco.
"O que as empresas industriais no Brasil estão fazendo para se manterem competitivas é um verdadeiro fenômeno, principalmente em um ambiente como o atual, de aperto de margens, competição externa crescente e câmbio apreciado", diz Octavio de Barros.
O economista vê esse processo como um sinal de aumento de eficiência sistêmica e de fortalecimento da indústria brasileira. De acordo com ele, é como se houvesse um crescente reconhecimento da necessidade de aumento da produtividade diante de ineficiências que, em certa medida, eram toleradas em outros momentos.
"A tolerância com ineficiências está se reduzindo no Brasil. É um misto de luta para sobrevivência com visão estratégica, agora que o horizonte decisório das empresas foi alargado pela inflação baixa e pela volatilidade menor do PIB", diz.
O economista considera esse fenômeno também uma resposta da indústria aos elevados custos de transação impostos pelas ineficiências ainda existentes de infra-estrutura, às distorções nos pesados encargos trabalhistas, nos custos de burocracia, na falta de mão-de-obra qualificada e na carga tributária percebida como absurdamente alta.

ALTA VELOCIDADE
Uma corrida de modelos esportivos como Ferrari F430, Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Dodge Viper Coupé, Morgan Aero V8 e Jaguar XKR será realizada amanhã, em SP. Os pilotos são nomes como Walter Salles Jr. e Luciano Burti. A modalidade não é uma fórmula ou um campeonato, trata-se do GT3 Championship, categoria focada no relacionamento. "É a nossa primeira etapa no Brasil e estamos cheios de expectativas para 2008. Percebemos que grandes empresários vêem a corrida como uma maneira de se relacionar e agregar valor às suas marcas", diz Renata Nogueira, sócia-diretora da Dandelion Propagando, que realiza a GT3 no Brasil.

REESTRUTURAÇÃO
O Conselho de Administração da VarigLog desligou, no final da semana passada, dois diretores: Jorge Márcio Gomes da Silva e Edson Arruda de Faria e Albuquerque. A empresa também suspendeu o contrato com a VEM Maintenance & Engineering, que cuidava da manutenção dos aviões. A manutenção está sendo feita por sua própria estrutura. Marco Antônio Audi, presidente do conselho, diz que essas mudanças fazem parte do processo de reestruturação da companhia.

URUGUAIO
A Anvisa visitará a Medley para apresentar a sistemática de inspeção da indústria farmacêutica nacional a profissionais da agência do Uruguai, que visitam o país. Os executivos uruguaios conhecerão as áreas de produção, pesagem, embalagem e espaços administrativos.

NOVA LIDERANÇA
O presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca, assumiu ontem a presidência do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, organização voltada ao desenvolvimento da sociedade brasileira. Na vice-presidência, tomou posse o presidente do grupo CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior. Antes de Elcio, lideraram o conselho o empresário Carlos Salles (Xerox) e o fundador do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter. O mandato é de três anos e é definido por indicação dos integrantes do próprio conselho.

DIGITAL
A B/Ferraz será responsável pelo evento oficial de lançamento da TV digital no Brasil. São esperados 1.200 convidados, entre eles o presidente Lula, o ministro das Comunicações, Helio Costa, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

LARGADA
A Anvisa vai visitar a Medley para apresentar a sistemática de inspeção da indústria farmacêutica nacional a profissionais da Agência do Uruguai que visitam o país. A empresa acabou de ampliar sua unidade fabril em Campinas e projeta fechar o ano com a capacidade produtiva de 18milhões ao mês de sólidos. Os executivos uruguaios conhecerão as instalações da líder em genéricos na primeira semana de dezembro, ocasião em que serão guiados pelas áreas de produção, pesagem, embalagem além de novos espaços administrativos, fruto de um investimento de cerca de R$ 70 milhões. Os recursos contemplaram a construção e aquisição de equipamentos de última geração.

SANEAMENTO
Contratações de saneamento e urbanização de favelas no âmbito do PAC da Caixa Econômica Federal superaram os R$ 11 bilhões. Cresceram 41,16% entre 14 de setembro e 21 de novembro, de um orçamento para o setor de R$ 26,8 bilhões. Em setembro estavam contratados 316 projetos com um volume superior a R$ 6 bilhões. Até o dia 21, já foram contratadas 513 operações de saneamento ambiental e urbanização de favelas, no valor de R$ 11,24 bilhões.

NA MATA
A Tintas Coral, empresa do grupo britânico ICI Paints, irá substituir, gradualmente, os eucaliptos da mata localizada dentro de sua fábrica de Mauá (SP) por espécies nativas de mata atlântica. O projeto, que é auto-sustentável, terá investimento de R$ 300 mil pagos por meio da venda dos eucaliptos para o setor de produção de papel e celulose.

INFÂNCIA
Na próxima terça, a Fundação Abrinq e o Instituto C&A lançam o programa A Primeira Infância Vem Primeiro - Creche Para Todas as Crianças. O objetivo é buscar parcerias com o setor privado para contribuir com o poder público na construção e na equipagem de creches e na formação de profissionais de todo o país. Dados da Pnad 2006 indicam que o país tem cerca de 11 milhões de crianças de 0 a 3 anos, mas só 15,5% estão em creches.

HELLO, WEB
A MídiaClick acabou de fechar contrato com a Motorola para cuidar de sua estratégia de marketing on-line na América Latina. A agência ficou responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de campanhas de links patrocinados e passou a usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca).


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

Próximo Texto: Unipar e Petrobras criam nova empresa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.