São Paulo, terça-feira, 02 de janeiro de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS

guilherme.barros@uol.com.br

BB investe R$ 20 milhões na disputa por mercado

A megacampanha publicitária que o Banco do Brasil inicia hoje, orçada em cerca de R$ 20 milhões, faz parte de uma estratégia da instituição para enfrentar um mercado mais competitivo em 2007. A previsão do banco é que os juros continuarão em queda acentuada e o nome do jogo, a partir de agora, será eficiência.
Segundo Antônio Francisco de Lima Neto, presidente do BB, o banco tem de estar preparado para atuar num ambiente mais competitivo entre as instituições financeiras na briga para a ampliação do crédito. "O banco tem de estar forte e eficiente para atuar nesse cenário de queda de juros e do país próximo de obter o grau de investimento", diz Lima Neto.
O objetivo de Lima Neto é que o BB consiga, em 2007, alcançar resultados iguais ou superiores aos do ano passado. As ações do BB foram as que registraram maior valorização na Bolsa no ano passado entre os bancos. O papel subiu 69%, mais do que o dobro dos 32,94% de alta da Bovespa.
De acordo com Lima Neto, essa valorização se deve principalmente ao fato de o BB ter tido, no ano passado, uma atuação agressiva para expandir sua carteira de crédito, o que ele pretende prosseguir neste ano. Até outubro, a carteira de crédito do banco somava R$ 123 bilhões. Para 2007, o objetivo de Lima Neto é um crescimento de 30% do crédito total.
Só as operações de investimento fecharam outubro em R$ 23,3 bilhões, crescimento de R$ 3 bilhões em relação a 2005.
Também significativa foi a participação do BB no financiamento de bens duráveis. A carteira de empréstimo a veículos era de pouco mais de R$ 100 milhões em 2005, e deve ter encerrado o ano passado em R$ 1 bilhão. Para 2007, a meta é desembolsar R$ 2,4 bilhões em financiamento de veículos.
Outra presença importante do BB foi no consignado. Em outubro de 2005, a carteira de crédito consignado do BB totalizava R$ 3,9 bilhões, e a de todo o sistema financeiro nacional, R$ 30,5 bilhões. Já em outubro do ano passado, a carteira do BB subiu para R$ 8,1 bilhões, e a do sistema nacional, para R$ 45,7 bilhões. O crescimento do consignado no BB foi de 109%, e o do sistema, 49,7%.

REGRESSIVA

Quando comparado com 2005, o ano de 2006 deixou satisfeitos os varejistas paulistas, pelo menos quando questionados sobre suas vendas. Pesquisa realizada pela agência POP Marketing -junto a 200 pontos-de-venda de pequeno porte de São Paulo sobre a sua percepção do mercado no ano- detectou que a maioria dos entrevistados (73%) considera bom e ótimo os resultados de vendas obtidos em 2006 quando comparados ao ano anterior. Para 2007, a expectativa é superior. Com relação aos investimentos em expansão do número de lojas, no entanto, os varejistas ainda se mostram cautelosos, 91% apontam previsão de estabilidade quanto a isso.

DE CASA NOVA
Roberto Padovani começa nesta semana no WestLb, como economista-chefe e estrategista do banco, depois de dez anos como sócio da consultoria Tendências.

TEACHER
Um profissional com fluência em inglês pode ganhar até R$ 13 mil a mais ao ano se comparado a colegas que não têm o inglês. O dado é de estudo feito pela UP Language Consultants e a Global English Corporation, com 300 empresas globais em 125 países. A amostra revelou também que, apesar de 91% dos entrevistados afirmarem que o inglês é importante para seu trabalho, apenas 9% declaram ter conhecimento suficiente para realizar suas funções.

PARCERIA
A associação entre a Boucinhas & Campos + Soteconti Auditores Independentes e a RSM International cresceu em 300% o número de negócios fechados em 2006 sobre 2005. Entre os principais clientes estão empresas com sede no exterior -a maioria nos EUA. A expectativa é chegar a US$ 1 milhão em negócios via associação.

ENERGIA
Em 2007, para evitar um novo racionamento de energia, o governo deve providenciar a definição imediata pela exploração do complexo hidrelétrico do rio Madeira. A opinião é da Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres). Entre as medidas para não haver riscos de déficit energético, a associação também cita a opção pela geração termelétrica a gás natural, alternativa que depende da concretização da expansão prevista pela Petrobras de oferta de gás natural no prazo previsto para suprimento das termelétricas.

ENSABOA
A fábrica da marca de cosméticos Phebo, em Belém, não fechou entre o Natal e o Réveillon, funcionou em três turnos para produzir, para janeiro, 400 mil sabonetes de sua nova linha.


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