São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

KARLA DOMINGUES - kdomingue@folhasp.com.br

ÁLCOOL
O preço do álcool voltou a cair nesta semana nas usinas paulistas. Segundo pesquisa do Cepea, o álcool hidratado (que vai direto na bomba) teve redução de 1% em relação à semana anterior. O litro foi negociado a R$ 0,6734, sem impostos. O álcool anidro também terminou a semana em baixa de 1,1%, a R$ 0,7615.

EFEITO FOLIA
Alguns postos aproveitaram a proximidade do Carnaval e reajustaram seus preços na bomba. Segundo pesquisa da Folha realizada ontem em mais de 40 postos na cidade de São Paulo, o preço do álcool teve alta de 0,8% em relação à semana passada. Já o preço da gasolina permaneceu estável.

ÁREA MENOR
A citricultura terá uma área menor, mas com produção maior nos próximos anos. A mudança da cultura para novas áreas do Estado de São Paulo, acompanhada de novos processos de plantio e o uso de mais tecnologia, deve permitir aumento de até 40% na produção. É o que mostra "Caminhos para a Citricultura", livro de seis especialistas no setor e que foi desenvolvido pelo grupo Pensa e editado pela Editora Atlas.

POMARES NOVOS
Em 2011, só 40% dos pomares brasileiros serão constituídos por plantas com idade superior a dez anos. Atualmente, são 51%. Naquele ano, 22% dos pomares terão até três anos; 25%, de quatro a sete; e 13%, de oito a dez. Com isso, serão mais produtivos, mostra Marcos Fava, um dos autores do livro.

NOVOS TEMPOS
O produtor deve se adaptar aos novos tempos. Com o mercado fechado, ele insere os custos, a margem de lucro e determina os preços finais do produto. Com a globalização, o caminho deve ser o inverso, dizem os autores do livro. Os produtores analisam os preços que vão ser pagos, a margem que querem e, só depois, fazem os investimentos.

AINDA O BOI
O mercado do boi encerrou a agitada semana com menores variações de preços, segundo o Instituto FNP. Em alguns Estados, os negócios estão bastante parados, com muitos frigoríficos fora de mercado. No mercado paulista, a redução no dia foi de 0,7%. Para a próxima semana, não se esperam muitas alterações, em razão do feriado de Carnaval.

FEBRE AFTOSA
Começou ontem, em todo o Estado de Mato Grosso, a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de bovinos e bubalinos, com idade até 12 meses. O rebanho estimado de animais nessa faixa etária é de 5,5 milhões de cabeças. Há 12 anos o Estado do Mato Grosso não registra nenhum foco de febre aftosa.


Texto Anterior: Crise: Crédit também pode tentar comprar Société Générale
Próximo Texto: Lula ataca UE por embargo contra carne
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.