São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Faturamento da rede é quase igual ao PIB brasileiro

DE NOVA YORK

Com o slogan "Sempre os menores preços", a americana Wal-Mart ocupa o posto de maior rede de varejo do mundo. O faturamento da gigante chegou a US$ 245 bilhões (R$ 709 bilhões) no ano fiscal de 2003, uma alta de mais de 10% sobre o ano anterior. A cifra é quase igual ao valor do PIB brasileiro -R$ 1 trilhão- em 2002.
O presidente da empresa, Lee Scott, vê um cenário ainda mais "otimista" em 2004, segundo relatório do banco Merril Lynch.
Por semana, mais de 130 milhões de americanos visitam as cerca de 3.500 lojas da cadeia no país. Estima-se que, no ano passado, pelo menos 80% da população dos EUA tenha comprado pelo menos uma mercadoria no Wal-Mart.
A estratégia contra os concorrentes é uma política agressiva de preços baixos e promoções diárias.
Nas prateleiras das lojas, é possível encontrar aparelhos de DVD por menos de US$ 50 (R$ 145), o que é quase a metade do preço de alguns lojistas de produtos eletrônicos americanos. A diversidade de artigos também é outra marca registrada da empresa, que vende de calça jeans a jóias de diamante.
Com 1,1 milhão de funcionários, o Wal-Mart é o maior empregador privado dos EUA. (CÍNTIA CARDOSO)


Texto Anterior: Supermercado: Wal-Mart paga US$ 300 mi por Bompreço
Próximo Texto: Varejo: Faturamento do comércio cai em janeiro pelo 9º mês consecutivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.