São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toyota investe US$ 200 mi em fábrica argentina

FABIANA FUTEMA
ENVIADA A PILAR (ARGENTINA)

A Toyota anunciou hoje um investimento de US$ 200 milhões na fábrica de Zárate, na Argentina. O montante foi destinado à produção da nova picape Hilux, que chega aos mercados brasileiro e argentino ainda nesta semana.
Com esse lançamento, a Toyota consolida a planta de Zárate como pólo exportador para a América Latina e Caribe.
Além disso, a fábrica de Zárate se transforma na segunda filial da Toyota a apresentar um veículo global da marca. O Hilux, por exemplo, já é fabricado na Tailândia.
Também estão nos planos da montadora a produção, até o final deste ano, de um veículo utilitário de passeio na planta de Zárate. A linha de estamparia da Hilux -que hoje está em Indaiatuba- será totalmente transferida para Zárate até o final do ano.
Com todas essas mudanças, a Toyota aumentou o número de funcionários em Zárate para 1.400 pessoas.
O presidente da Toyota Mercosul, Hiroyuki Okabe, disse que a transferência da estamparia não representará redução da mão-de-obra de Indaiatuba, já que a montadora planeja elevar a produção dos veículos da família Corolla na fábrica brasileira. A planta emprega cerca de 2.000 trabalhadores.
Pelos planos da montadora de origem japonesa, as plantas de Zárate e Indaiatuba fecharão o ano com uma produção de 100 mil veículos. No ano passado, foram fabricados 73 mil nas duas plantas.

Mercado mundial
Com a estratégia de veículos globais, a Toyota espera elevar sua participação no mercado mundial de veículos para 15% até 2010. Hoje, essa participação gira em torno de 10%.
A Toyota informa que já é a segunda maior fabricante de veículos do mundo, atrás da General Motors. A Ford, que teria sido superado pela Toyota, contesta o sistema utilizado pela japonesa. Os executivos da Toyota esperam estar próximos da GM até 2010.


A repórter Fabiana Futema viajou a Pilar a convite da Toyota


Texto Anterior: HSBC teme que outros países em desenvolvimento sigam o exemplo
Próximo Texto: Panorâmica - Instituições multilaterais: Carly Fiorina é cotada para presidir Bird
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.