São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APOSENTADOS

Estréia do novo calendário de pagamento registra poucos problemas

Antecipação provoca filas em SP

DO "AGORA"

Ontem, primeiro dia do novo calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), houve filas em algumas agências bancárias e falta de informações, principalmente na periferia de São Paulo.
Em bairros afastados da região central, como Cidade Dutra (zona sul) e Itaquera (zona leste), as filas para receber a aposentadoria começaram durante a madrugada de ontem.
Nesses bairros, é maior a concentração de aposentados, e a notícia de que haveria a antecipação nos pagamentos levou muita gente para as portas dos bancos.
O governo antecipou os pagamentos, que eram feitos até o décimo dia útil de cada mês, para os cinco primeiros dias.
A mudança atendeu a pedido de entidades ligadas aos aposentados, que reclamavam do fato de muitos só receberem os benefícios por volta do dia 15 -enquanto o vencimento da maior parte das contas acontece no início do mês.

Mais cedo
Para tentar minimizar eventuais filas, algumas agências bancárias passaram a atender os aposentados mais cedo do que o habitual. Em certos casos, os bancos abriram até três horas antes do horário normal.
O aposentado Vladimir de Azevedo, 70, foi até a agência do banco Itaú, em Itaquera, para sacar o benefício de R$ 580 que recebe do INSS, mas não conseguiu. "O gerente disse que o meu benefício é final dois, só vou receber amanhã [hoje]."
Na Cidade Dutra, os primeiros aposentados chegaram às 6h às agências dos bancos Itaú, Unibanco e Bradesco. Foi o caso dos amigos Manuel Pereira, 70, e Raimundo Cunha, 72. Os dois se conheceram na fila do Bradesco.
"De tanto pegar fila juntos, acabamos amigos", disse Cunha. A espera dos amigos terminou às 8h30, quando a agência abriu. Após dez minutos, os dois já haviam recebido. "Foi rápido, mais rápido do que pensei", afirmou Cunha.
No Unibanco, os primeiros da fila também chegaram por volta das 6h. Às 8h, quando abriu a sala de auto-atendimento, quase 90 pessoas aguardavam na fila. "Agora não atraso mais as contas que vencem no dia 10", disse a modelista Glória Simões, que recebia no sexto dia útil.
A Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) afirmou que ontem o atendimento foi tranqüilo.
Nesta semana, o ministro da Previdência, Amir Lando, disse que "imprevistos e percalços" poderiam ocorrer, mas que tudo seria ajustado com o tempo. Ele afirmou também que pretende visitar algumas agências bancárias nos próximos dias.

Nada muda
Pelo novo calendário, nada muda para quem tem benefício com finais 1 a 5 (continuam recebendo do primeiro ao quinto dia útil de cada mês). Para os de finais 6 a 9 e 0, o prazo é encurtado em cinco dias: final 6 recebe no primeiro dia útil; final 7, no segundo; final 8, no terceiro; final 9, no quarto; e final 0, no quinto dia útil.


Com a Redação


Texto Anterior: Memória: Lula defendeu nacionalização mínima em 2002
Próximo Texto: Alimentos: Danone e Arcor se unem na América do Sul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.