São Paulo, sábado, 02 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RANKING

Lista da revista "Forbes" traz grupo americano no topo; Petrobras, melhor da América Latina, aparece na 88ª posição

Citi lidera ranking das maiores empresas

DA REDAÇÃO

O gigante financeiro Citigroup, com sede nos EUA, encabeça a lista das maiores empresas do planeta, de acordo com ranking produzido rela revista norte-americana "Forbes". A empresa brasileira mais bem colocada é a Petrobras, no 88º posto, única latino-americana entre as cem maiores.
O ranking elaborado pela revista leva em conta as vendas totais, o lucros, os ativos e o valor de mercado das companhias. De acordo com a Forbes, a principal razão da liderança do Citi é o valor total de seus ativos, estimados em US$ 1,484 trilhão.
No segundo lugar da lista aparece a General Electric, também dos EUA. Na seqüência estão: a seguradora American International Group (EUA), o Bank of America (EUA), o grupo financeiro inglês HSBC, a Exxon Mobil (EUA), a Royal Dutch Shell (Reino Unido/ Holanda), a petroleira britânica BP, o grupo financeiro holandês ING e, em décimo, a montadora japonesa Toyota.
A empresa com maior valor de mercado é a petrolífera Exxon Mobil. Já a rede varejista Wal-Mart, que está em 12º no ranking das maiores empresas, tem o maior faturamento.
"O Wal-Mart, a primeira empresa em vendas, não aparece na lista Forbes Top 10 porque embolsa apenas quatro centavos de cada dólar que vende", explicou a revista. "O Citigroup, com menos da metade das vendas do Wal-Mart, teve um lucro 67% maior."
A Microsoft, que tem um dos maiores valores de mercado, aparece apenas em 47º na lista da Forbes, devido aos baixos valores de seus ativos e de suas vendas. Seu fundador, Bill Gates, é o homem mais rico do mundo, segundo ranking da mesma revista.
Onze das 20 maiores companhias têm sede nos EUA, e metade delas opera no setor financeiro. Cinco empresas de petróleo e gás estão entre as maiores do planeta.

Brasil
Depois da Petrobras, as companhias brasileiras com melhor colocação entre as 2.000 avaliadas são: Bradesco (208), Banco do Brasil (256), Vale do Rio Doce (361), Itaú (477) e Unibanco (601).
Das 2.000 empresas listadas pela "Forbes", 19 estão no Brasil e 18 no México. O Chile tem cinco representantes no ranking, e a Argentina não aparece na lista. Os EUA têm a grande maioria, com 711, sem falar nas empresas norte-americanas que estão sediadas em paraísos fiscais como Bermudas (19 empresas na lista).


Texto Anterior: Serviço/Folha - IOB Thomson
Próximo Texto: Carros: Daimler corta vagas e não produzirá em MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.