São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Slim anuncia que quer parte de controladora da Telecom Italia

Empresário mexicano, dono da Claro, negocia compra de 33% da empresa

JANAÍNA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A América Móvil, holding mexicana do empresário Carlos Slim, anunciou ontem que negocia a compra de um terço da Olimpia, controladora da Telecom Italia, a quinta maior operadora de telefonia da Europa.
Segundo comunicado oficial, outro terço das ações ficaria nas mãos da gigante americana AT&T. A terça parte restante continuaria com a Pirelli, que controla atualmente 18% da Olimpia.
"Diante dessa possível transação, a América Móvil pretende promover o crescimento da Telecom Italia, uma companhia de telecomunicações de vanguarda, que opera na Europa e na América Latina", diz o comunicado divulgado ontem pelos mexicanos. "A companhia [América Móvil] espera poder ter a oportunidade de trabalhar junto com um grupo de investidores italianos que compartilham seus pontos de vista sobre o grande potencial dessa empresa."
No Brasil, Carlos Slim é dono da Claro (telefonia móvel), da Embratel (longa distância) e de parte da Net (TV a cabo, em parceria com a Globo). A Telecom Italia, por sua vez, é dona da TIM (segunda maior operadora de telefonia móvel do país) e de parte da Brasil Telecom (concessionária de telefonia fixa das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul).
O destino da Telecom Itália não passa só pelo mundo dos negócios. A empresa nasceu de uma estatal, e o atual governo, de centro-esquerda, já sinalizou que não gostaria de vê-la controlada por estrangeiros - principalmente se não forem europeus, como Slim.
É aí que entra a AT&T. Segundo especialistas do setor, será mais difícil para os italianos criarem dificuldades a uma das maiores companhias de telecomunicações dos Estados Unidos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: FolhaInvest
Esvaziada, conta-salário entra em vigor

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.