São Paulo, quinta-feira, 02 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Contra a ostentação, G20 chama Jamie Oliver para servir um jantar "rústico"

DE LONDRES

Depois do vexame de uma reunião do G8 no Japão no ano passado -em que um encontro para discutir a crise de alimentos no mundo teve um cardápio com oito pratos e 18 opções, como caviar e Kobe beef-, o governo britânico chamou o chef-pop-star Jamie Oliver para cuidar do jantar oferecido aos líderes do G20 ontem à noite.
No cardápio, o inglês deixou de lado os ingredientes sofisticados e fez um menu quase "rústico", com salmão com vegetais de entrada e carneiro com batatas, cogumelos e molho de menta de prato principal.
Além dos líderes do G20, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o jantar incluiu convidados como a autora de Harry Potter, JK Rowling, e a modelo festeira Naomi Campbell.
Oliver levou para ajudá-lo ontem à noite integrantes da cozinha de seu restaurante em Londres, o "Fifteen", que treina jovens de origem humilde para mantê-los afastados da violência e das drogas.
A escolha de Oliver, um chef megapopular em boa parte do mundo, famoso por descomplicar o modo de cozinhar, e desse menu tem tudo a ver com o atual momento de crise econômica.
Em entrevista à Folha no ano passado, Oliver já havia dito que gostava de "cozinhar boa comida caseira".
E a última coisa que os governantes querem é dar uma demonstração de que estão desconectados das dificuldades do cidadão comum, por isso o menu tão simples, incomum para uma reunião como essas. (PDL)


Texto Anterior: Londrinas
Próximo Texto: Vendas de carros nos EUA caem até 45%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.