São Paulo, quinta, 2 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS
Desempenho da indústria é o melhor registrado nos últimos cinco meses
Venda de carro cresce 37% em março

ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local

A venda de carros novos no atacado -das montadoras para as concessionárias- cresceu 37,6% em março na comparação com o resultado de fevereiro e superou as previsões dos fabricantes.
A indústria comercializou 144.256 automóveis e comerciais leves, o melhor desempenho nos últimos cinco meses.
Em relação a março de 97, as vendas caíram 11,5%. Apesar disso, o resultado foi superior ao previsto pelo setor. No início do mês, a Anfavea (associação das montadoras) calculava que a queda de vendas seria bem maior: 25%.
Os números, ainda preliminares, foram trocados entre as montadoras no final da tarde de ontem. O resultado oficial somente será divulgado na semana que vem pela Anfavea.
Não estão contabilizadas as vendas de algumas marcas sem fábricas no país, o que deve elevar o volume total para cerca de 150 mil unidades.
Volks na frente
A Volkswagen lidera o ranking de vendas. A montadora comercializou 39.035 carros, 17% mais que em fevereiro, e garantiu 27,1% do mercado.
A Fiat aparece em segundo lugar, com 37.052 carros vendidos -25,7% do mercado. A marca foi a que mais cresceu em relação a fevereiro: 79%. A Fiat diminuiu o ritmo de produção em março, mas aproveitou para desovar parte do estoque mantido pela fábrica.
A General Motors vendeu 35.381 unidades -33,5% mais que em fevereiro- e ficou em terceiro no ranking, com 24,5% das vendas no atacado. Com esse resultado, a GM se aproxima da Volkswagen e da Fiat e se prepara para disputar a liderança nos próximos meses.
A Ford entregou à rede de revendedores 20.605 carros, o que deu à marca participação de 14,3%.
O desempenho da montadora é inferior ao registrado em 97, quando chegou, em alguns meses, a ter 18% do mercado.
Estoque em alta
Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, diz que a venda no varejo (da revenda para o consumidor final) não acompanhou o ritmo do atacado.
Os números preliminares devem ser divulgados apenas hoje, mas Reze calcula alta de 0% em relação a fevereiro. "As revendas venderam no máximo 125 mil carros em março", diz Reze.
Se a previsão estiver correta, o estoque, que era de cerca de 100 mil veículos, deve saltar para 120 mil unidades.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.