UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demanda por petróleo cresce 50% até 2025

DA REDAÇÃO

O governo americano anunciou ontem que a demanda mundial por petróleo deve subir até 50% nas próximas duas décadas, para 119 milhões de barris por dia.
Em sua previsão de longo prazo, o braço analítico do Departamento de Energia disse que o consumo de petróleo iria crescer 1,8% ao ano dos atuais 78,6 milhões de barris diários até 2025.
"Nas últimas décadas, o petróleo tem sido a principal fonte de consumo de energia primária, e espera-se que permaneça nessa condição", disse a Administração de Informação de Energia.
Os países da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) devem continuar a ser os maiores fornecedores do petróleo adicional que será necessário. Atualmente, o cartel produz 27 milhões de barris por dia -cerca de 40% da produção mundial- e, segundo a previsão, ela deve crescer para quase 56 milhões de barris por dia até 2025.
A produção também deve aumentar nos países que não fazem parte da Opep, diz o órgão.
A participação do petróleo na energia mundial só irá cair um pouco -dos atuais 39% para 38%- em 2025, diz o órgão. Isso porque muitos países devem passar a substituir petróleo por gás natural e outros combustíveis como forma de gerar energia.
O salto na demanda se deverá ao crescimento do setor de transporte, responsável pela maior parte do consumo. A fonte de energia que se desenvolverá no ritmo mais rápido nas será o gás natural.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Águia no chão: EUA têm mais indicadores negativos
Próximo Texto: Agronegócio: Rodrigues "puxa orelha" do setor agroindustrial
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.