São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Como ficam os acionistas...
A Brahma é considerada empresa "premium" pelo mercado financeiro. Negocia US$ 2,5 milhões em ações por dia, e seus papéis se valorizaram 87% desde o início do ano, contra 65,5% do Ibovespa. Na fusão com a Antarctica, cujos papéis têm bem menos liquidez, os acionistas da Brahma tendem a ser beneficiados, avaliam analistas.

...e a concorrência?
Evidentemente o Cade estará olhando para o perigo de formação de monopólio na fabricação de cerveja que a união da Antarctica com a Brahma pode significar. Mas analistas alertam que o ponto principal da avaliação do Cade deverá ser a distribuição. É isso que define o monopólio no setor de cerveja e de refrigerantes no país.

Sob nova direção
João Rabello é o novo presidente do banco Fibra, do grupo do empresário Benjamin Steinbruch. O vice é Luiz Candiota, do Citibank. Os contratados deverão fortalecer as áreas de leasing e de tesouraria, que serão o novo foco do banco.

Banda larga
Há interpretações divergentes no mercado sobre a meta de inflação estipulada ontem. Uma boa parte dos operadores avalia que 8% é alto e que os 2% de variação farão com que o mercado trabalhe com 10% no ano. Mas há quem diga que o governo foi esperto fixando essa meta e que os 2% de margem deixam o governo mais à vontade para mexer nos juros e no câmbio, já que a parte fiscal não anda bem.

Tendência de alta
Com o anúncio do déficit da balança comercial de US$ 144 milhões em junho, a previsão é que o real perca mais um pouco de valor em relação ao dólar.

Enxugando gastos
O BankBoston contratou a PeopleSoft, líder de gestão empresarial, para reduzir custos administrativos. Operações de compras representam 40% dos gastos de instituições financeiras.

Gás para a agricultura
O presidente da BM&F, Manoel Felix Cintra Neto, está otimista. Acha que o governo está mais próximo de aprovar a internacionalização da Bolsa de Mercadorias. Isso significará mais dinheiro para financiar a agricultura. Pelo menos o compromisso foi colocado no plano de financiamento da safra.

País mais pobre...
A rentabilidade média do setor dos bancos deverá cair para 8% neste ano (contra 9,7% em 98 e 13,2% em 97), analisa a consultoria Lafis. Isso, mesmo considerando o lucro maior no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 98, por conta da máxi.

baixa renda dos bancos
A principal razão para a queda de rentabilidade dos bancos é o aumento da inadimplência no sistema financeiro, diz a Lafis. Foi de 6,3% em 97, 8,3% em 98 e 9,1% no primeiro trimestre de 99.

De olho na qualidade
O Sindicato das Indústrias Farmacêuticas lança dia 6 um manual para os fornecedores de matérias-primas e outros itens. O objetivo é melhorar a qualidade do material da indústria levando as normas ao conhecimento de todos os fornecedores.

O drama de muitos
Quem acompanha atentamente cada passo da novela da Encol é a família Caldas Pereira, do ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge. Duas de suas sobrinhas perderam imóveis com a falência da construtora.

E-mail: painelsa@uol.com.br


Próximo Texto: Brahma e Antarctica fazem megafusão
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.