São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
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Suíço criou cerveja para consumo próprio

ANDRÉ LUIZ GHEDINE
do Banco de Dados

Em 1888, o imigrante suíço Joseph Villiger começou a fabricar em sua casa, no Rio, para consumo próprio, aquela que hoje é uma das cervejas mais consumidas no país.
No mesmo ano, Villiger inaugurou a "Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia".
A palavra Brahma refere-se a um deus cultuado na Índia, na região do lago Pushkar, onde acredita-se que quem se banha tem todos os seus pecados perdoados.
A Companhia Cervejaria Brahma foi criada em agosto de 1904, pela fusão entre a Georg Maschke & Cia. Cervejaria Brahma e a Preiss Häussler & Cia. Cervejaria Teutonia.
Em 1914, lançou a cerveja preta Malzbier e, em 1918, entrou no mercado dos refrigerantes -o guaraná Brahma seria lançado em 1927. No ano seguinte, passou a vender a água tônica de quinino.
A cerveja Brahma Chopp foi lançada em 1934. Três anos depois, tornou-se o carro-chefe da companhia, que fabricava 29 tipos de cervejas e 16 tipos de refrigerantes.
Em 1972, a Brahma se associou à empresa Fratelli Vita e integrou a Sukita à sua linha de produtos. Em 1980, a Brahma comprou as Cervejarias Reunidas Skol-Caracu.
Em outubro de 1989, a Brahma teve seu controle acionário comprado pelo grupo Garantia (grupo que atua no mercado financeiro).
Em setembro de 95, foi criada uma joint venture (associação) com a cervejaria norte-americana Miller Brewing para a distribuição da cerveja Miller Genuine Draft.
No ano seguinte, um parecer do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou que a parceria fosse desfeita em dois anos, a contar daquela data.
A empresa recorreu da decisão, e a associação foi aprovada pelo conselho em maio de 98.
Em outubro de 97, a Brahma comprou a franquia da Pepsi no Brasil, tornando-se a segunda produtora de refrigerantes do país.
Hoje, a Brahma tem oito tipos de cervejas, seis tipos de refrigerantes, dois tipos de chás e um produto isotônico. Por meio de um contrato de licenciamento, ainda vende a cerveja Carlsberg.
No ano passado, a Brahma apresentou lucro líquido de R$ 329,1 milhões, contra R$ 469 milhões em 97 e R$ 324,9 milhões em 96.



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