São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valor das 2 marcas supera US$ 1 bilhão

da Reportagem Local

O valor das marcas Brahma e Antarctica supera, em conjunto, US$ 1 bilhão, calcula José Roberto Martins, consultor de marketing especializado em marcas.
Um levantamento divulgado em junho pela empresa internacional Interbrand mostra que marcas de bebidas estão entre as que mais valem: entre as 60 marcas mais valorizadas no mundo, estão nove bebidas.
Aliás, é uma bebida, a Coca-Cola, a marca mais valorizada no mundo -segundo a Interbrand, vale US$ 83,8 bilhões, mais da metade do valor de capitalização da empresa.
O cálculo do valor de uma marca leva em consideração não apenas as vendas atuais do produto, mas também avalia a imagem junto aos consumidores.
"Imagine quanto a Budweiser teria que investir para conseguir competir com a Brahma e a Antarctica, com esse nome difícil para a maioria dos brasileiros. Hoje, as marcas Brahma e Antarctica significam cerveja para uma enorme faixa de consumidores no país", diz Martins.
No Brasil, diferentemente do que ocorre em outros países, ainda não se tornou comum considerar o valor das marcas na definição de um investimento, disse Martins. (CGF)


Texto Anterior: Suíço criou cerveja para consumo próprio
Próximo Texto: Fusão acaba com disputa publicitária
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.