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Devem-se usar bem as ferramentas
DA REDAÇÃO
Para manter os clientes -cada
vez mais infiéis- em um mercado cada vez mais competitivo, é
necessário conhecer, usar e, principalmente, integrar as ferramentas de marketing que as companhias possuem.
Essa é a opinião da publicitária
Ana Luiza Feres, economista com
especialização em marketing integrado pelo London College e diretora da agência Quântica Comunicação e Marketing.
Como parte do ciclo quinzenal
Arena do Marketing, Feres deu na
Folha a palestra "Comunicação
Integrada", no dia 11 de julho.
Para a publicitária, por mais que
a empresa se esforce para ter bons
serviços ou produtos, pensando
que atingiu a fidelização de seus
clientes, qualquer promoção ou
campanha de um concorrente
pode roubá-los com facilidade.
Portanto, diz ela, mesmo se o
cliente tiver 80% de satisfação
com a empresa, ele a largará. É necessário garantir que ele esteja
completamente satisfeito. "Toda
vez que você se comunica com o
seu público, você constrói a imagem da marca ou a destrói", citou.
Uma satisfação tão grande é difícil, diz Feres, mas pode ser mais
fácil se a companhia souber gerenciar as ferramentas de comunicação que tem, integrando-as.
Ferramentas
As principais ferramentas de
que dispõe a empresa são bases de
dados, telemarketing, pesquisa de
mercado e planejamento. Essas
áreas devem ser bem coordenadas para se chegar ao principal,
segundo ela: planejamento.
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