São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Devem-se usar bem as ferramentas

DA REDAÇÃO

Para manter os clientes -cada vez mais infiéis- em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário conhecer, usar e, principalmente, integrar as ferramentas de marketing que as companhias possuem.
Essa é a opinião da publicitária Ana Luiza Feres, economista com especialização em marketing integrado pelo London College e diretora da agência Quântica Comunicação e Marketing.
Como parte do ciclo quinzenal Arena do Marketing, Feres deu na Folha a palestra "Comunicação Integrada", no dia 11 de julho.
Para a publicitária, por mais que a empresa se esforce para ter bons serviços ou produtos, pensando que atingiu a fidelização de seus clientes, qualquer promoção ou campanha de um concorrente pode roubá-los com facilidade.
Portanto, diz ela, mesmo se o cliente tiver 80% de satisfação com a empresa, ele a largará. É necessário garantir que ele esteja completamente satisfeito. "Toda vez que você se comunica com o seu público, você constrói a imagem da marca ou a destrói", citou.
Uma satisfação tão grande é difícil, diz Feres, mas pode ser mais fácil se a companhia souber gerenciar as ferramentas de comunicação que tem, integrando-as.

Ferramentas
As principais ferramentas de que dispõe a empresa são bases de dados, telemarketing, pesquisa de mercado e planejamento. Essas áreas devem ser bem coordenadas para se chegar ao principal, segundo ela: planejamento.


Texto Anterior: Evento Folha: Propaganda é guerra, diz publicitário
Próximo Texto: Panorâmica - Empresas: Justiça autoriza Pepsi a comprar Quaker Oats
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.