São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2001

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EVENTO FOLHA

Tamanaha compara planejamento de campanha a estratégia militar

Propaganda é guerra, diz publicitário

DA REDAÇÃO

Na propaganda é necessário planejar e conhecer o mercado, o cliente, o público e o produto para ter sucesso, assim como na guerra é necessário conhecer o adversário, as próprias forças e o campo de batalha.
Essa é a opinião do publicitário Paulo Tamanaha, presidente da agência Midiaresultado e professor de gerenciamento da comunicação do curso de pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Tamanaha deu a palestra "Planejamento de Mídia" na Folha no dia 27 de junho. A palestra faz parte do ciclo quinzenal Arena do Marketing.
De acordo com o publicitário, a exigência cada vez maior dos clientes por eficiência torna o planejamento de mídia fundamental em uma campanha publicitária. Após a criação de uma peça (campanha), deve-se planejar quais veículos de comunicação serão usados, em que período e com que intensidade.
Com isso, busca-se determinar quantas pessoas serão atingidas pela mensagem, que classe social a receberá e em que intensidade.
O plano depende da verba publicitária disponível, da estrutura de planejamento -para evitar que acabe havendo alguma coisa feita com improviso-, da estratégia de comunicação e da tática, que, na definição do publicitário, é o detalhamento da campanha.
O trabalho dos publicitários, segundo Tamanaha, ficou muito mais difícil nos últimos dez anos. Com a abertura dos mercados, os clientes se tornaram cada vez menos pacientes, exigindo compromisso com o resultado e, portanto, um planejamento eficiente.
Tamanaha ressalta a importância de atingir o cliente da melhor maneira. "Eu não vejo a necessidade. Vejo o desejo. Em seguida, eu vejo a marca. Mas não é a marca que eu vejo. É a imagem."
O publicitário citou o imperador francês Napoleão (1804 -1815). "Vencer uma batalha é conhecer o inimigo, o terreno e as próprias forças, e saber exatamente as condições que você tem para triunfar perante o inimigo. Perder a batalha é perder a vida."


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