São Paulo, sexta-feira, 02 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fitch ameaça rebaixar a avaliação brasileira

DA REUTERS

Ontem, a agência internacional de avaliação de risco Fitch Ratings ameaçou rebaixar a classificação de risco soberano do Brasil.
No momento, as avaliações tanto para as dívidas em reais como para as em moedas estrangeiras continuam em "B+". No entanto o país está sob observação com perspectiva negativa.
A Fitch, entretanto, planeja decidir dentro de pouco tempo se a ameaça de rebaixamento será efetuada ou não. Para isso, as condições do mercado brasileiro serão monitoradas.
Os pontos observados serão os leilões de títulos domésticos, a taxa de câmbio, as intervenções oficiais no câmbio, o nível das reservas internacionais e uma eventual ajuda financeira de organismos multilaterais.
Para a agência internacional de avaliação, a vulnerabilidade dos encargos da dívida pública e do balanço de pagamentos do Brasil e o ceticismo dos investidores em relação à melhora imediata da conjuntura atual são considerados os principais motivos para que os fundamentos do crédito soberano do Brasil continuem se deteriorando.



Texto Anterior: Coreano eleito assinou acordo de transição
Próximo Texto: FHC faz crítica indireta a secretário dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.