UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fisco não admite que a receita do PIS aumentou

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse ontem que ainda é cedo para saber se está ocorrendo excesso de arrecadação com a mudança nas regras do PIS (Programa de Integração Social) neste ano.
Na edição de ontem da Folha, economistas especializados em tributos disseram que o governo teve ganho de R$ 937 milhões entre janeiro e maio com a mudança.
Segundo Rachid, a Receita aguarda o envio de informações das empresas sobre o faturamento no segundo trimestre para verificar porque a variação do PIS é maior que a da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
A mudança nas regras do PIS deveria desonerar a produção sem elevar a carga fiscal. O mesmo será feito com a Cofins após a aprovação da reforma tributária.
Rachid explicou que muitas empresas tinham ações judiciais para não recolher o PIS sobre suas aplicações. Como a lei mudou, essas ações perderam o valor. Esse seria um dos motivos para o aumento da arrecadação.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Arrecadação com serviços é maior do que com indústria, diz estudo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.