São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Alimentos em alta
Os produtos alimentícios tiveram alta de 0,5% em agosto na região metropolitana de São Paulo, segundo o IPV (Índice de Preços do Varejo), da Fecomercio. O índice foi menor que o de julho, que ficou em 1,54%. Os resultados serão divulgados hoje.

"In natura"
A maioria dos produtos "in natura" vem apresentando uma desaceleração nos preços, por conta da proximidade da primavera. As hortaliças, por exemplo, apresentaram queda de 4,83% em agosto.

Expresso oriente
A visita de Silas Rondeau (Eletrobrás) à Expo Brasil China, em Pequim, já começa a render frutos. A estatal firmou um acordo de cooperação com a China Yangtze Three Gorges Project Development Corporation -da hidrelétrica de Três Gargantas- para a troca de experiências com a Itaipu Binacional.

Gangorra
As vendas de tecidos cresceram 10% em agosto sobre o mesmo período de 2003, segundo levantamento do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de São Paulo. Porém, na comparação com julho, as vendas diminuíram 10%.

Nova agência
A Caixa Econômica Federal inaugura hoje, em estilo oriental, sua agência na praça da Liberdade, em São Paulo. A loja faz parte do projeto de expansão da CEF, que vai abrir mais 500 agências pelo país até 2006.

Comemoração
O Inae (Instituto Nacional de Altos Estudos) realiza no BNDES, no próximo dia 9, um minifórum para debater a questão social brasileira e o crescimento sustentado. O ministro Guido Mantega (Planejamento) participará do evento, que faz parte das comemorações de 40 anos do Ipea.

Responsabilidade social
Raymundo Magliano Filho (Bovespa) encontra na próxima semana, em Genebra (Suíça), a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Louise Arbour. O objetivo é aprofundar o compromisso da Bovespa com a responsabilidade social corporativa e com a iniciativa do Global Compact.

Expansão
A Le Postiche, maior distribuidora brasileira de bolsas, malas e acessórios de viagens, pretende inaugurar 700 lojas até 2010. O plano é se tornar também uma das maiores redes varejistas do país. Só neste ano, a meta é abrir mais de 90 lojas e implantar os dois primeiros pólos Le Postiche, no Rio e em Campinas (SP).

Aposta
A Yoki, que detém 75% do mercado de pipocas para microondas, resolveu investir agora no segmento de amido de milho. O foco principal é para a indústria alimentícia, com produtos da Indemil, empresa do grupo que é uma das maiores produtoras do Brasil de derivados de mandioca.

Marketing industrial
O Instituto de Marketing Industrial vai realizar o 16º Fórum de Marketing Industrial, nos próximos dias 14 e 15, em São Paulo. O principal assunto do evento será a previsão, já considerada por algumas empresas, de que pode faltar matéria-prima e suprimentos caso o país volte a crescer.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Importações e superávit

O resultado da balança comercial brasileira -que encerrou o mês de agosto com um superávit de US$ 3,4 bilhões- mostrou a consolidação da tendência de recuperação das importações, mas não deve comprometer que seja realizado no ano um superávit comercial elevado. Essa é a opinião do economista Carlos Urso, da LCA Consultores. De acordo com o economista, o aumento das importações, que bateram recorde em agosto, é um indício de que a atividade econômica está crescendo com força, mas não deve afetar que ocorra um bom superávit comercial neste ano, estimado, pela LCA Consultores, em US$ 31 bilhões. Isso porque, apesar de as importações terem apresentado um crescimento maior do que as exportações, as compras externas estavam em um patamar muito baixo, o que impede que essa tendência de aumento comprometa o resultado final.

NO MERCADO

O banco americano Bear Stearns reduziu recomendação para a ação da Sabesp, estatal paulista de saneamento, e citou que o reajuste de tarifa (6,78%), em vigor desde domingo, não cobrirá a alta de custos. Ontem, o papel caiu 3,4%.

FRASE

A recuperação das importações não compromete a ocorrência de um superávit elevado no ano


Carlos Urso, LCA Consultores

NÚMEROS

20%
É a alta nas exportações de calçados em agosto sobre o mesmo mês de 2003, dizem Abicalçados e Secex.

50%
É a alta nos contratos de locação comercial em SP no 1º semestre sobre igual período de 2003, diz a Lello.


Próximo Texto: Retomada leva importações a recorde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.