São Paulo, Quinta-feira, 02 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar sobe 0,78% com resultado

da Reportagem Local

O resultado deficitário da balança comercial provocou alta de 0,78% na cotação do dólar comercial, ontem.
Nem a venda de R$ 500 milhões em títulos públicos reajustados pelo câmbio segurou a moeda norte-americana, que fechou cotada a R$ 1,935.
A balança comercial negativa é um sinal de escassez de dólar. Nas operações comerciais, a saída de moeda é maior do que o ingresso.
A escassez de dólares no mercado tem sido o principal fator de pressão no câmbio, segundo operadores do setor.
"Com o mercado sem liquidez, qualquer notícia ruim ou qualquer movimento de saída acaba tendo grande repercussão", afirmou Luiz Antônio Abdo, da corretora Souza Barros.
"O volume de exportação não está ruim. Pelo cenário do início do ano, até que são números bons. O problema é a expectativa criada em torno da balança, que é muito alta", disse.
Desde anteontem, o governo já havia anunciado um leilão de 500 milhões de NBC-Es (Notas do Banco Central, série Especial). Além da variação cambial nos próximos seis meses, os títulos leiloados ontem pagaram 11,19% de juros anuais aos compradores.
Foi o terceiro leilão de NBC-Es consecutivo do governo. Nos dois anteriores, a cotação do dólar havia recuado. Os papéis são vendidos em reais, e bancos e instituições trocam a moeda norte-americana pela brasileira para participarem do leilão, derrubando o valor do dólar.


Texto Anterior: Contas externas: Importação faz balança repetir déficit
Próximo Texto: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Um economista do PT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.