São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas já esperam juro estável neste mês

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de o Banco Central ter surpreendido o mercado ao manter os juros básicos da economia em 16,5% ao ano, analistas dizem agora que já não esperam que a taxa seja reduzida neste mês. É o que indica levantamento feito pelo BC com bancos e consultorias.
Segundo a pesquisa, os juros devem encerrar o mês em 16,33% ao ano -taxa próxima, portanto, dos 16,5%. Essa é a média das projeções colhidas pelo BC. A decisão será tomada na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) nos dias 17 e 18.
A manutenção dos juros em 16,5% ao ano foi decidida há duas semanas. Na ocasião, a mesma pesquisa apontava que a expectativa do mercado era que a taxa sofresse um corte de 0,5 ponto percentual em janeiro e outro, da mesma magnitude, neste mês.
O mercado continua projetando que, até dezembro, os juros chegarão a 13,5% ao ano -mesma estimativa de antes da manutenção da Selic.
A inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deve ficar em 6,01% neste ano, ante 5,99% apontados no levantamento anterior. Já a economia deve crescer 3,66%.


Texto Anterior: BC não age, mas dólar tem nova alta
Próximo Texto: Opinião econômica: Se não for agora, quando será?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.