São Paulo, domingo, 03 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Banco diz que aplicou dinheiro regularmente

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco dos 25 bancos da lista parcial de instituições investigadas pela PF e BC foram contatados pela Folha para comentar o caso. Lloyds Bank, Bankers Trust (hoje Deutsche Bank) e American Express Bank declararam que não podiam comentar o caso porque não conseguiam identificar os executivos responsáveis pelas operações nos anos 80.
Já o BNP Paribas disse que estava proibido de tocar no assunto por ordem judicial. O Nederlandsche Mid. Bank, com sede na Holanda, não respondeu às perguntas formuladas por e-mail.
O único a dar explicações foi a Brasilpar. Seu diretor Alberto Ortenblad Filho confirmou que a instituição criou um fundo de investimentos de US$ 80 milhões em 1987, batizado de Equity Par. Os recursos eram provenientes de conversões de títulos da dívida externa de outros bancos. "Cumprimos com todas as nossas obrigações. Aplicamos esse dinheiro em ações de empresas como a Companhia Vale do Rio Doce, Santista e outras."
Em 1996, o Equity Par foi vendido ao Sul América Investimentos. Segundo Roberto Teixeira da Costa, membro do conselho do Sul América, o fundo foi extinto em 2001, dentro do prazo de 12 anos imposto pelo BC.
Costa lembra ter ouvido muitos comentários nos anos 80 de que várias conversões de títulos da dívida eram de fachada. Elas visariam apenas a remessa do dinheiro para o exterior.

Presidente do BC
O empresário Fernando Milliet de Oliveira foi presidente do BC entre 1987 e 1988, período em que houve grande movimentação de troca de títulos. Hoje é proprietário da Soma Seguros.
Ele negou saber de qualquer tipo de irregularidade com títulos. "Na minha época, o BC até adotou medidas mais rígidas para o pagamento de títulos da dívida, promovendo leilões. Quem cobrasse menos pelos papéis ganhava as autorizações para conversões." (LV)


Texto Anterior: Finanças: PF apura fraude bancária na dívida externa
Próximo Texto: Empresa de ex-FBI vai assessorar a Polícia Federal e o Banco Central
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.