UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRAQUE NA MIRA

Governo deve usar Cide para "segurar" preços da gasolina se houver guerra

O governo usará a Cide (contribuição cobrada sobre o consumo de combustíveis) para evitar oscilações nos preços internos dos derivados de petróleo, caso ocorra conflito no Iraque.
A informação foi confirmada pela ministra Dilma Rousseff (Minas e Energia), em entrevista ao diário ""Financial Times". Seria, argumentou ela, a melhor forma de proteger os consumidores das flutuações de preço, sem intervenção do governo -o que inibiria investimentos no setor.
O instrumento não interfere na política de preços da Petrobras -que continuará com liberdade de reajustes nas refinarias, quando a variação do barril no mercado externo exigir. O preço para o consumidor não mudaria porque, para compensar, o governo reduziria a alíquota da Cide. Quando os preços mundiais recuassem, a Petrobras cobraria menos pelo combustível, mas nesse caso a Cide subiria. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Entenda: Teoria que relaciona emprego e inflação nasceu na Inglaterra
Próximo Texto: Fraudes do capital: Após escândalo da Ahold, Holanda quer mais controle sobre empresas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.