UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRAUDES DO CAPITAL

Após escândalo da Ahold, Holanda quer mais controle sobre empresas

O governo da Holanda anunciou que vai pressionar as autoridades do setor acionário para aumentar a rigidez e o controle das empresas de capital aberto. A posição do governo é uma resposta ao fato de o grupo varejista Royal Ahold -que no Brasil controla as redes de supermercados Bompreço e G.Barbosa- ter comunicado que seus lucros em 2001 e 2002 foram "exagerados" em aproximadamente US$ 500 milhões.
A primeira reação do governo, depois de a ""manobra" ter se tornado pública, na segunda-feira passada, foi a do ministro das Finanças, Hans Hoogervorst, que disse que um aumento maior do controle será implantado nas empresas do país.
Para os próximos meses, é esperada uma reforma no sistema de governança corporativa, que dê aos acionistas o direito de aprovar supervisores do conselho administrativo e a remuneração dos executivos.
(DA REDAÇÃO)

Texto Anterior: Panorâmica - Iraque na mira: Governo deve usar Cide para "segurar" preços da gasolina se houver guerra
Próximo Texto: Opinião econômica: Uma Previdência sadia para o servidor público
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.