São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Novas regras
Dentro da agenda positiva, em pauta no governo, Antonio Palocci Filho (Fazenda) estuda a adoção de novas regras para os contratos de leasing (aluguel). O governo quer estimular o aumento do crédito na economia.

Made in Brazil
Carlos Brito, atual diretor-geral da AmBev, será o presidente da companhia que vai nascer com a aliança global com a Interbrew. Além de comandar as operações da empresa no Brasil, ele será responsável também pelos negócios na América do Norte. Brito deverá comandar a operação dos EUA.

Nos bastidores
A Rio Bravo Investimentos, de Gustavo Franco (ex-BC) e Winston Fritsch, participou, com a Dresdner Kleinwort Wasserstein, dos bastidores da negociação da compra do Bompreço pelo Wal-Mart.

Posse
Marcio Cypriano, diretor-presidente do Bradesco, assume, dia 19, a presidência da Febraban. A posse terá a presença de Antonio Palocci Filho (Fazenda) e Henrique Meirelles (BC).

Ladeira acima
Em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo, a picape Montana, da GM, lançada em 2003, foi líder de vendas no segmento, com 32,4% de participação. As vendas do modelo cresceram 20,4% em relação a janeiro.

No Iraque
Trifil, Lupo, Tintas Coral e Basf nomearam representante comercial no Iraque e já enviaram amostras de produtos para testar os consumidores locais. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Iraque intermediou os primeiros negócios.

Documentário
A Vivo investe R$ 1 milhão no documentário "São Paulo - Retratos do Mundo", de Flávio Frederico. O filme, com cenas e depoimentos de personagens da cidade, está sendo produzido pela Dezembro Comunicação e será finalizado em abril.

Lançamento
A Kodak lançou mais uma câmera fotográfica analógica no Brasil, a EC100. Nos EUA e na Europa Ocidental, a empresa suspendeu a produção de câmeras tradicionais.

Média baixa
Foram consumidos 300 milhões de litros de sucos prontos no Brasil em 2003, média anual de 1,76 litro por pessoa. Nos EUA, a média é 37, e, no México, 22. Uva, pêssego, manga, maracujá e laranja são os sabores preferidos no Brasil. Os dados são da Latin Panel e da AC Nielsen.

Incubadoras
A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria realiza na terça, em São Paulo, o 1º Encontro de Incubadoras, com representantes dos dois países.

Ofício
A Trevisan realizará, amanhã, seminário para analisar o ofício-circular da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que torna mais transparente a informação contábil das empresas.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Exportação e pirataria

A decisão do governo de criar um programa para aumentar as exportações de software pode também contribuir para diminuir a pirataria no setor e aumentar a margem de segurança do empresário nacional em negociações internacionais, de acordo com o advogado Marcelo Goyanes, do escritório Veirano. Segundo ele, com a criação de linhas de crédito e a adoção de estímulos fiscais, ficará mais fácil para os produtores brasileiros investir em aparato tecnológico de proteção. O registro no Inpi é facultativo, apesar de a Lei de Direitos Autorais garantir a proteção dos softwares nacionais. O advogado, no entanto, aconselha o registro. Com a pirataria, a indústria brasileira perdeu US$ 1,3 bilhão, em 2002, segundo a CPI da Pirataria.


Próximo Texto: Agenda positiva: Aperto fiscal será vinculado ao crescimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.