São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMBIO

Atuação japonesa preocupa Fed

Queda do dólar ajuda os EUA, afirma Greenspan

DA REDAÇÃO

O presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), Alan Greenspan, afirmou ontem que a desvalorização do dólar ajudará na redução do déficit comercial norte-americano. Disse ainda que é preocupante o volume das reservas em dólares acumuladas pelo governo japonês.
"A depreciação cambial deverá ajudar a conter o déficit conforme os produtores estrangeiros exportem menos aos EUA", disse Greenspan, em discurso ao Economic Club, em Nova York. "Do outro lado, a conta corrente deverá melhorar conforme as empresas americanas tenham um mercado externo mais receptivo."
O déficit comercial dos EUA ficou em US$ 550 bilhões no ano passado, um número sem precedentes. O saldo negativo com a China superou US$ 120 bilhões.
De acordo com Greenspan, o ritmo em que o Japão tem acumulado ativos em dólares é "assustador" e "poderá se tornar problemático". Por isso, segundo o presidente do Fed, esse crescimento nas reservas "terá que diminuir em algum momento".


Texto Anterior: Medida provisória divide opinião de especialistas
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.