São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Medidas a serem anunciadas incluem a reestruturação da Dataprev

Governo vai atacar fraudes no INSS

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio da Silva deverá anunciar nos próximos dias diversas medidas para combater fraudes e sonegação na Previdência Social.
A Folha apurou que o Palácio do Planalto deverá "requentar" iniciativas divulgadas no início do ano pelo ministro Amir Lando (Previdência Social).
Em janeiro, Lando afirmou que a Previdência precisa passar por um "choque de gestão". Na ocasião, foram anunciadas medidas para combater as filas e providências para reforçar a área de perícia médica.
Desde o início do ano passado, o ministério está preocupado com o aumento nos gastos com auxílio-doença -benefício que depende da perícia médica. Lando anunciou na época que seria fechado um convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) para reforçar a área de perícia.
Isso desafogaria os peritos médicos do instituto, que poderiam se dedicar mais à fase de revisão dos benefícios. Nesta semana, o ministério anunciou ainda que médicos-peritos terão o número de consultas diárias limitado a 24 atendimentos.
As medidas a serem anunciadas pelo presidente Lula também deverão incluir a reestruturação da Dataprev (empresa de processamento de dados que presta serviços à Previdência).
Ralos nos sistemas informatizados administrados pela estatal são apontados como uma das maiores fontes de fraude na Previdência. As alterações na empresa podem incluir ainda a renovação da diretoria do órgão. A Previdência calcula que cerca de R$ 15 bilhões são desviados com fraudes anualmente.


Texto Anterior: Trabalho: Reforma sindical vai ao Congresso
Próximo Texto: Auditores acusados podem ser 50
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.