São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheque sem fundos cai 3,1%

DA FOLHA ONLINE

A inadimplência com cheque sem fundos caiu 3,1% em janeiro na comparação com dezembro de 2004, um movimento que não é verificado no primeiro mês do ano desde 1996, segundo levantamento nacional feito pela Serasa.
Em janeiro de 1996, houve um decréscimo de 0,86% nos cheques devolvidos em relação a dezembro de 1995.
Nos oito anos seguintes, entretanto, os meses de janeiro sempre tiveram aumento da inadimplência na comparação com dezembro, em razão, principalmente, do aumento do endividamento dos consumidores na época do Natal.
No mês passado, de cada mil cheques compensados, 15,3 foram devolvidos por falta de fundos, contra 15,8 em dezembro. Foi a terceira queda mensal seguida.
De acordo com o levantamento, em janeiro de 2005 foram compensados, em todo o país, 168 milhões de cheques, dos quais 2,57 milhões foram devolvidos por falta de fundos.
Na avaliação dos técnicos da Serasa, os resultados verificados nos cheques devolvidos foram influenciados pelo bom desempenho da economia -o PIB subiu 5,2% no ano passado.


Texto Anterior: Crédito: Metalúrgicos ampliam tarifa zero de banco
Próximo Texto: Desigualdade: Cresce distância de salário entre homem e mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.