São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2005

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BEBIDAS

Resultado líquido caiu 18% em 2004, apesar de aumento de preços; empresa aponta reflexo da reestruturação do grupo

AmBev amplia vendas, mas lucra menos

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A AmBev fechou o ano de 2004 com uma receita líquida de R$ 12 bilhões -o que representa uma elevação de 38,3% sobre o ano de 2003- e faz da empresa a oitava maior do país em vendas no setor privado (a mesma posição de 2003). O lucro líquido, no entanto, caiu 17,7% no mesmo intervalo -foi de R$ 1,2 bilhão- e o custo de produção subiu no ano.
Alguns gastos também cresceram. Para manter as suas marcas de cerveja (Skol, Brahma, Antarctica) com uma boa participação de mercado, foi preciso colocar a mão no bolso. Em 2004, as despesas com vendas e marketing da AmBev no Brasil subiram 32,8%, e a própria companhia esperava um aumento menor, de 25%. Foram R$ 834 milhões, sendo que desse montante R$ 245,3 milhões apenas com cervejas, no período de outubro a dezembro.
"Apesar desse gasto maior, tivemos um crescimento em "market share" [participação de mercado] no ano", explica João Castro Neves, diretor financeiro do grupo. No último mês de 2003, a empresa era dona de 63,2% das vendas de cerveja pilsen no país. Em dezembro de 2004, o número estava em 68,1%, diz a companhia. Detalhe: em janeiro caiu para 67,9%.
Mas a cervejaria já chegou a bater nos 70% de participação em 2003 e caiu com a entrada da marca Nova Schin no mercado em setembro daquele ano.
"Esse aumento com mídia foi compensando por uma queda no custo do produto vendido no último trimestre. No final das contas, o balanço anual mostrou, em linhas gerais, um bom resultado", diz Tania Sztamfater, analista da área de consumo do Unibanco.
Ela afirma que a redução no lucro anual -de R$ 1,4 bilhão para R$ 1,2 bilhão- é conseqüência da "nova estrutura de capital do grupo" e não deve ser analisado com pessimismo. "A companhia teve, por exemplo, de amortizar o ágio que pagou relacionado à incorporação da Labatt no ano passado. Isso pesa no resultado final", diz.
A AmBev, na negociação anunciada com a Interbrew em março de 2004, adquiriu a Labatt.
Ainda segundo o balanço, o custo com produto vendido passou de R$ 4 bilhões a R$ 4,8 bilhões de 2003 para 2004. No entanto, no balancete do último trimestre houve queda de 5,7% nesse custo por hectolitro (100 litros).
Essa redução não refletiu em preços menores ao consumidor. A AmBev informou ontem que conseguiu um aumento na receita líquida por hectolitro (100 litros) e isso foi "obtido por meio da bem-sucedida implementação de um reposicionamento médio de 5% dos preços no final de dezembro de 2004", informa. Um aumento das vendas pela rede de distribuição da empresa também ajudou. A empresa diz ainda que reajustou abaixo da inflação do ano.


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