São Paulo, terça-feira, 03 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA DO SUL

Após nacionalização, gás perde força na PIB boliviano

DA REDAÇÃO

O setor de hidrocarbonetos (que inclui gás natural e petróleo) perdeu força na economia boliviana após a decisão do governo do presidente Evo Morales de nacionalizar a área, em maio de 2006.
No ano passado, o setor cresceu 4,8%, ante 15,1% em 2005 e 23,7% em 2004, segundo dados divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatísticas da Bolívia).
A expansão da área foi um pouco maior do que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país no ano passado: 4,63%. Assim, ao contrário dos dois anos anteriores, o setor não foi o que mais cresceu na Bolívia. Agora, a liderança ficou para a indústria (8%) e para os bancos (6%).
Outra conseqüência dessa diminuição foi que os hidrocarbonetos perderam peso no PIB boliviano. No ano passado, eles representaram 6,5% da economia do país. Já ano anterior, o petróleo e o gás significaram 7,2% das riquezas bolivianas. Em 2004, o resultado foi um pouco pior: 5,9%.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Aposentadorias: INSS começa a suspender os benefícios de 31 mil segurados
Próximo Texto: Mídia: Tribune aceita proposta de compra de US$ 13 bilhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.