São Paulo, terça-feira, 03 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Paraná, trigo perde espaço para o milho

DA REUTERS
DA REDAÇÃO

A forte demanda por milho nos Estados Unidos, matéria-prima básica para a produção de etanol, começa a influenciar também o plantio do produto no Brasil.
Os paranaenses, líderes nacionais tanto na produção de trigo como na de milho safrinha, estão optando mais pelo milho do que pelo trigo nesta cultura de inverno.
O trigo deverá ocupar apenas 930 mil hectares neste ano no Paraná, uma área inferior aos 968 mil previstos no início deste ano, conforme levantamento do Deral (Departamento de Economia Rural). Na safra anterior, o plantio se estendeu por 885 mil hectares.
Os paranaenses já semearam 1,6% da área prevista, índice semelhante ao registrado no ano passado. "Se estivesse chovendo, o produtor teria plantado mais", disse Otmar Hubner, engenheiro agrônomo do Deral. Ele ainda acredita em mudança nessa estimativa para o trigo.

Produção menor
O plantio no Paraná vai até 20 de junho e, com a área estimada, a expectativa é de produção de 2,35 milhões de toneladas -a previsão de fevereiro era de 2,4 milhões de toneladas.
Em 2006, devido a problemas climáticos, a produção ficou em apenas 1,24 milhão de toneladas. Em anos anteriores, como em 2003, o Paraná chegou a superar 3 milhões de toneladas de trigo.


Texto Anterior: Agrofolha
Moinho acusa Argentina de dumping e pede compensação

Próximo Texto: BID anuncia empréstimo para biocombustível na AL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.