São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emergentes vão sustentar crescimento global, diz Fitch

DA REPORTAGEM LOCAL

Os Brics, grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China, devem ser o "salvador da economia mundial em 2008", na visão da agência de classificação de risco Fitch Ratings. Não fosse o seu bom desempenho, o PIB (Produto Interno Bruto) global poderia cair ainda mais do que já se espera devido ao desaquecimento dos EUA.
Segundo relatório divulgado pela agência ontem, haverá um avanço no mundo de 2,6% neste ano, contra 3,6% em 2007. Enquanto as nações desenvolvidas (EUA, zona do euro, Japão e Reino Unido) crescerão apenas 1,3% -a menor taxa desde 2001, quando estourou a bolha da internet e aconteceu o ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center-, as mais pobres verão a sua economia ter uma elevação de 8%. O número é expressivo, mas também significa uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com 2007.
O Brasil ostenta os piores números do grupo. Segundo a Fitch, deve ter alta de 4,3% em 2008, ante 5,4% em 2007. O PIB da Rússia vai desacelerar de 8,1% para 7%, e o da Índia passará de 8,7% a 8%. O da China recuará de 11,4% para 9,7%.


Texto Anterior: Paulson diz que levará tempo para crise passar
Próximo Texto: FMI vê maior crise financeira desde 1929
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.