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CRISE NO AR
Grupo americano trocaria dívidas por ações; Airbus perderia mercado
Varig/TAM pode voar só com Boeing
LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL
O modelo de fusão da Varig
com a TAM poderá incluir a garantia de que a nova empresa passe a alugar só novos aviões da
marca Boeing, segundo apurou a
Folha. Isso poderia eliminar a
Airbus como fornecedora de novas aeronaves à companhia.
A idéia está em estudo por responsáveis pela criação da nova
empresa, que começa a ser chamada de "nova Varig" por gente
ligada ao processo. A vantagem
para a Varig e a TAM, se escolherem a Boeing como única fornecedora, é que a dívida que a Varig
tem com a Boeing Capital seria
transformada em ações.
A TAM e a Airbus negaram oficialmente qualquer projeto de a
"nova Varig" ter exclusividade
com a Boeing. A Airbus disse ter
ótimas relações com a TAM.
Para a Boeing, o acordo de fidelização garantiria um mercado de
cerca de 70% da aviação comercial do país. Nos últimos anos, a
Airbus ganhou espaço da Boeing
nas vendas de aviões no mundo.
A Varig tem hoje 109 aviões,
sendo 80 Boeing, 14 MD-11 (marca da Boeing) e 15 ERJ-145, fabricados pela Embraer. A TAM tem
53 Airbus e 29 Fokker-100.
Segundo um executivo ligado às
negociações da "nova Varig", a
idéia, ainda embrionária, de
transformar a Boeing como fornecedora exclusiva surgiu após a
Airbus ter se recusado a receber
de volta antecipadamente aviões
da TAM.
BNDES
Executivos envolvidos na criação da "nova Varig" teriam entregue ontem ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) parte do modelo
de fusão. A estimativa é que, se a
nova empresa for criada, ela terá
um passivo de cerca de R$ 4,5 bilhões. Os débitos da Varig seriam
de R$ 3 bilhões, e os da TAM R$
1,5 bilhão.
Os executivos querem transformar boa parte dessa dívida em
ações da "nova Varig", mas o
BNDES teria também de entrar
com recursos. O presidente do
banco, Carlos Lessa, tem negado,
no entanto, que injetará dinheiro
agora. O BNDES, segundo ele, poderia injetar dinheiro somente
após a fusão.
A Varig e a TAM iniciam nesta
segunda-feira uma nova ampliação dos vôos compartilhados. Os
vôos para Buenos Aires entrarão
no processo. A partir dessa data, a
Varig terá 57% de seus vôos domésticos compartilhados. A TAM
terá 52% de todos os seus vôos.
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